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Como criar um plano de ação para seu negócio?

Como criar um plano de ação para seu negócio?
Jainara Viana
mar. 30 - 3 min de leitura
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Já ouviu falar sobre Plano de marketing?

O plano de marketing é um documento que dá diretrizes de como sua empresa deve se orientar no mercado, analisando ambientes externos e internos, propondo planos para o desenvolvimento de estratégias. De acordo com Kotler e keller (2018), ele é o meio principal para direcionar e coordenar os trabalhos do marketing em nível estratégico (analisando as oportunidades do mercado) e tático (que lida com os detalhes mais específicos, como a determinação de preço).

Gabriel e Kiso (2020), estruturam um plano de marketing da seguinte forma:

1. Introdução

2. Análise do macroambiente

3. Análise do microambiente: mercado, concorrência e público-alvo

4. Análise do ambiente interno/produto

5. Matriz SWOT – Avaliação de competências e análise de cenários

6. Objetivos e metas de marketing

7. Estratégias de marketing (4 Ps)

8. Planos de ação (tático operacionais)

9. Orçamentos e cronogramas

10. Avaliação e controle

Vamos explanar um pouco sobre a etapa plano de ação:

Segundo Gabriel e Kiso (2020), o plano de ação é a parte tática e operacional do plano de marketing, é ele que define como cada estratégia será realizada.

Para cada ação desenvolvida nos 4 Ps, deve haver uma estratégia de execução.

Criando um plano de ação para sua empresa

No desenvolvimento do plano de ação, para cada estratégia você deve responder as seguintes perguntas:

  1. O que precisa ser feito para executar a estratégia?
  2. Quando será feito?
  3. Quem será o responsável pela ação?
  4. Quanto custará?

A exemplo de um plano de ação temos uma meta do Ifood, acabar com o uso de plásticos das operações delivery. O que precisa ser feito para colocar em prática essa estratégia? Acabar com o uso de plástico levado ao consumidor final, como os sacos usados para levar a comida e o plástico filme para enrolar as embalagens. Quando será feito? A ideia começou agora em 2021 e a proposta de alcançar a meta é em até 2025. Quem será o responsável da ação? Vamos supor que a equipe responsabilizou o gerente da logística. Quanto custará isso tudo? Com certeza foi lançado um valor viável para substituição dos objetos de plásticos, pois o plano já está em andamento.

Lembrando, é importante desenvolver estratégias viáveis para que não haja empecilhos na execução de cada etapa (por exemplo, investir em algo que gere prejuizos para a verba da empresa).

Após a etapa do plano de ação, é só prosseguir para o orçamento e cronograma do seu plano.

 


Referências

GABRIEL, Martha; KISO, Rafael. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. Ed. 2. São Paulo: Atlas, 2020.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin. Administração de marketing. 15ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.

 

 

 


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