Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como fazer seus participantes se engajarem na comunidade?

Como fazer seus participantes se engajarem na comunidade?
Luciano Kalil
ago. 19 - 8 min de leitura
000

Números são importantes para medir o sucesso de uma comunidade online? De certa forma, sim. Mas é preciso usar os dados que realmente importam para saber se o seu projeto está tendo sucesso. Contar apenas a quantidade de integrantes não vai lhe fornecer toda a resposta necessária, é preciso cuidar do engajamento das pessoas.

LEIA MAIS Por que você deve ter apenas 100 super-fãs?

Este é o fator determinante para que o ambiente possa realmente estar ativo, crescendo e gerando conteúdo constantemente. Porém, nem todos os gerentes de comunidade se preocupam com isso e procuram estabelecer um ciclo de engajamento.

Mas podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que aqueles que se dedicam a este assunto aumentam consideravelmente o potencial e tomam melhores decisões para o bem da comunidade online. Quer saber mais do que eu estou falando? Leia este artigo até o fim e veja como é possível ter integrantes mais participativos e qual o seu papel ao longo da jornada.

Ciclo de engajamento

Uma comunidade online não é apenas um lugar onde diversas pessoas escrevem artigos e emitem opiniões, mas sim um espaço onde há compartilhamento de conhecimento, troca e interação entre os participantes, conectados por um (ou mais) interesse em comum.

Este aspecto social já estava presente no conceito de Howard Rheingold, que cunhou o termo comunidade virtual. Isso nos diz muito sobre a visão que temos do sucesso delas, que só é alcançado quando há engajamento dos membros ao longo de um ciclo.

Além das dicas para aumentar o engajamento na sua comunidade, há algumas táticas que podem ser aplicadas e que geram um bom resultado. Hoje vamos conhecer quatro delas que podem ser usadas desde já e que são reconhecidamente úteis para quem está afim de ter um ambiente vivo e estimulante.

Táticas de como gerar engajamento na sua comunidade

Confira a seguir boas estratégias para você acabar com o ócio dentro da sua comunidade e fazer todo mundo participar das ações criadas.

Estimule usuários a responderem uns aos outros

Sabe quando você está em uma festa conversando e chama uma terceira pessoa para complementar uma resposta, até que um grupo maior se forma naquele debate? Essa é uma das estratégias mais incríveis para gerar engajamento entre os próprios usuários, pois se mostra muito mais eficiente do que simplesmente apresentar um ao outro.

Esse tipo de participação se mostra muito mais natural, pois a pessoa que vai responder já entra na conversa com tema e prática, ou seja, já começa “causando”. Todos ficam felizes: quem dá a resposta, quem ouve e você próprio que se sente retribuído pelo resultado alcançado. 

LEIA MAISCom quantas pessoas devo começar uma comunidade online?

Uma boa maneira de fazer isso dentro da sua comunidade online é convidar pessoas que são especialistas no assunto para que comentem alguma publicação e fomentem a discussão ao redor do tema.

A atuação de um gerente de comunidade deve ser igual ao de um anfitrião em uma festa, mantendo todos animados e participativos. Vez ou outra, é necessário buscar aqueles que estão mais afastados e introduzi-los aos grupos que estão ativos e vibrantes.

Envie notificações sobre colaboração

Em um mundo cada vez mais conectado, ágil e cheio de informações, muitas vezes nos vemos sem tempo para coisas que podem acrescentar muito para o dia a dia. Entre elas estão as comunidades online, que podem ser "esquecidas" pelos membros mais ausentes.

Nesta hora é que podemos ver a diferença de quem se contenta com os resultados e daqueles que não descansam enquanto não atingem os objetivos. Ir ao encontro destes participantes afastados e lembrar que a comunidade sente falta deles é um jeito eficaz e carinhoso de lembrar que ele faz parte de um grupo e que desejam que ele seja mais atuante.

Essas notificações de ausência observada e convite de retorno para a comunidade podem ser o estímulo que faltava para que essa pessoa sinta vontade de participar novamente. Mas atenção: para que esta técnica funcione é preciso que a mensagem seja individual e personalizada, pois recados automáticos e frios costumam ter uma performance menor, como apontam os especialistas.

Ela pode ter um tom leve e simples, como este aqui:

Fulano, não o vemos na comunidade há algum tempo. Pode responder uma questão que foi colocada hoje, sobre “enxaqueca” e “stress”? Sua colaboração poderá começar um processo interessante de conhecimento sobre esta relação entre enxaqueca e stress. Para entrar, clique neste link.

Se preferir, conte com a ajuda de alguns participantes mais engajados na comunidade. Eles também podem entrar em contato e vão garantir uma mensagem ainda mais pessoal e com maiores chances de trazer de volta quem está longe.

Estabeleça táticas de premiação para contribuições

A ideia de recompensar o participante pelas ações que ele realiza é uma das maneiras mais simples de mantê-lo perto e ativo dentro da comunidade online. Ela funciona muito bem com aqueles que participam de vez em quando ou apenas se manifestam de acordo com o tema que desperta interesse.

LEIA MAISQual o propósito de uma comunidade de marca?

Para melhorar isso, é preciso "desafiar" o participante e mostrar que ele será beneficiado se atingir um determinado objetivo. A meta pode ser a quantidade de posts escritos em um mês, comentários em publicações durante uma semana, etc. Solte a sua criatividade e procure sempre manter metas que sejam desafiadoras, mas que não se tornem impossíveis e frustrantes.

Um bom exemplo é a mensagem abaixo:

Em nossa newsletter iniciamos uma nova área: vamos divulgar membros que escreveram mais de 20 posts no mês, com link para suas matérias. O que acha de entrar neste ranking de notáveis?

Viu só? Nada complexo demais e que também pode ser adaptado ao seu propósito, tamanho da comunidade e quantidade de participantes.

Aproximar usuários experientes de novos membros

A "acolhida ao calouro" é um evento super tradicional nas universidades brasileiras. É o jeito mais simples de quem já está em casa faz tempo receber os novos integrantes. Isso serve para trocar experiências e mostrar o caminho que será percorrido.

Por isso crie encontros virtuais que aproximem os veteranos dos novatos, mas garanta que a experiência seja valorosa para os dois lados. A ideia aqui é que ambos saiam motivados a produzir dentro da comunidade e participar mais ainda, principalmente aqueles que estão dando os primeiros passos dentro deste novo ambiente.

A cada meetup, convide 2 ou 3 dos mais experientes a contar um caso de como cresceu em sua participação na comunidade. Isso já dará muito material para as conversas que seguirão, tornando a contribuição uma decorrência normal e recorrente desta exposição de uns aos outros.

[Bônus] Como ter membros de destaque dentro de uma comunidade online

Uma forma legal de atribuir poder, responsabilidades e contar com aliados dentro de uma comunidade, pessoas que vão colaborar na hora de gerar mais engajamento, é criar um "plano de carreira" para os participantes. Assim como em uma empresa, eles começar por baixo e vão ganhando destaque e atribuições de acordo com a atuação ao longo da jornada.

Algumas comunidades utilizam termos como "embaixador", "mentor" ou "líder", mas você possui total liberdade para criar os seus próprios. Uma outra maneira de classificá-los é utilizar as estrelas, que representam conquistas e estimulam os participantes a progredir.

LEIA MAIS9 dicas para aumentar o engajamento da sua comunidade

Cada um dessas ações irá gerar resultados positivos e que podem ser ainda maiores se forem combinadas. O importante é estabelecer esta cultura e nunca deixar a comunidade ficar parada, sempre buscando engajar os participantes à ação.

Além de falar, eu também quero te ouvir. Comente aqui embaixo e conte para mim como é a sua atuação dentro deste universo tão incrível ou quais dúvidas você tem na hora de gerar engajamento.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você