Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como sobreviver em ambientes VUCA

Como sobreviver em ambientes VUCA
Flávia Dutra de Assis
jul. 24 - 3 min de leitura
050

Em algum momento você já teve a sensação de estar paralisado num mundo em constante movimento e se perguntou, para onde todos estão indo? Sentiu que não tem o controle das suas próprias escolhas, que elas não dependem apenas do seu querer, mas sim do que acontece ao seu redor e ficou sem saber como agir?

A sensação é de que todos estão fazendo algo e você não sabe nem por onde começar. Percebeu como as áreas do conhecimento estão interligadas? Hoje médicos, engenheiros, advogados, psicólogos, administradores e outros, se tornaram influenciadores digitais especializados em suas áreas ou até em outras afins. Fazem parcerias, trocas, conectam suas experiências. Isso é um dos exemplos da complexidade do mundo atual. 

Em paralelo temos o crescimento acelerado das tecnologias, Inteligência Artificial, robôs, produtos e serviços presentes em plataformas digitais, tudo isso tem pontos positivos, mas para muitos gera insegurança. Todos estão preparados para essas mudanças? Quantos de nós percebem as transformações que a tecnologia está trazendo para a nossa rotina? Será que de repente acordamos num mundo digital? Se antes com todas as possibilidades de previsões para projetar mudanças no futuro era difícil, que dirá hoje, que tudo muda em questão de minutos!

Com certeza você conhece alguém ou se lembra de alguma marca que tinha estabilidade no mercado, e com o passar do tempo teve de lidar com a concorrência de outros que chegaram trazendo inovações, tecnologia e agilidade ao mercado — e essas que antes eram referência, simplesmente deixaram de existir. Isso não acontece somente com grandes marcas. Pode acontecer com cada um de nós, dentro do nosso mundo particular, por isso é preciso acompanhar o movimento desses períodos de volatilidade, instabilidade, complexidade e ambiguidade. Essas palavras te soaram familiar? E se eu disser, VUCA.

Esse acrônimo voltou a circular pela internet por caracterizar períodos de turbulência, como o que estamos vivendo atualmente com o COVID-19. Independentemente do período histórico o mundo sempre enfrentou situações VUCA, e sempre enfrentará. Dentro desse contexto encontramos pessoas em estado de inércia, outros começando a se preparar para o futuro, e os que já se sentem prontos.

Entender o conceito VUCA nos ajuda a compreender que tudo muda e que não temos o controle de nada, mas, apesar dos significados de cada letra, podemos transformar essas más experiências em boas, virando o jogo. Segundo Bob Johansen, do Instituto para o futuro, existe um antídoto para o VUCA, o acrônimo VECA, visão, entendimento, clareza e agilidade; que somados à resiliência e à capacidade de adaptação se tornam essenciais para as transformações do mundo e da sociedade, que avança em ritmo frenético.

Conscientes disso, damos os primeiros passos para aprender a observar ao redor, identificando as pequenas mudanças, seja no comportamento das pessoas ou nas novidades que grandes empresas estão trazendo para o mercado. Ou ainda, acompanhando o que está acontecendo nos países desenvolvidos, por exemplo. Vivemos em um mundo conectado, a ação de um influencia na vida de outras pessoas.


Denunciar publicação
    050

    Indicados para você