Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Crie estratégias sólidas

Crie estratégias sólidas
Renan Boer
out. 10 - 2 min de leitura
000

As estratégias podem ser as mais variadas possíveis, mas não dedique os esforços apenas na estratégia que está na “moda”.

Com o crescimento do digital, novas áreas e skills surgem que permitem estratégias diferentes e para objetivos variados, surgindo muitos “gurus” apresentando a estratégia certeira para o crescimento do seu negócio/marca ou produto.

No entanto, muitas das vezes essas estratégias estão focadas em solucionar uma parte do problema, em alguns casos gerando resultados pontuais outras vezes não funcionando, mas o principal, não se sustentam a longo prazo, pois falta solidez e pensar no tudo.

O melhor jeito de construir uma marca ou produto de forma sólida é pensar a longo prazo e criar relacionamento com o seu público e para isso é preciso pensar na estratégia de forma geral, do macro para o micro, considerando:

  1. Plano de marketing: avaliar, revisar e estruturar os 4 Ps (produto, preço, praça e promoção) do seu negócio/produto. É aqui que você vai entender as oportunidades dentro do seu mercado de atuação.
  2. Planejamento de comunicação: focado no P de promoção está etapa é complexa e envolve dois grandes aspectos, o mix de comunicação e o plano de comunicação.

Mix de comunicação: são 8 e podem ser trabalhados de forma conjunta criando estratégias integradas, sendo eles.

  1. Propaganda
  2. Promoção de vendas
  3. Eventos e experiências
  4. RP e publicidade
  5. Marketing direto
  6. Marketing Interativo (online)
  7. Marketing boca a boca
  8. Vendas Pessoais

Plano de comunicação: nesta etapa você irá determinar os elementos centrais do produto/marca que deverá ser comunicado, como os diferenciais e estruturar o plano para estratégias no futuro, considerando:

  1. Identificação do público-alvo
  2. Objetivos de marketing, da comunicação e da campanha
  3. Mensagem: o quê, de que forma e quem
  4. Canais de comunicação: onde a mensagem será comunicada
  5. Orçamento ou investimento para as ações
  6. Decisão sobre o mix de comunicação
  7. Mensuração e efetividade da comunicação

Uma estratégia consistente passa por todos estes aspectos e deve ser trabalhada em conjunto com as demais áreas e frentes do Marketing podendo ser tanto no ambiente digital como no offline. Assim você poderá ganhar consistência e estará mais forte que seus concorrentes que estão fazendo apenas a estratégia da “moda”.

E lembre-se que isso não significa que sua estratégia será para sempre, mas os ajustes e esforços para obter uma melhor performance no futuro serão menores se isso já estiver construído.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você