“Marketing é uma atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca”
Philip Kotler
Lembrar esse sábio conceito exposto por Martha Gabriel no curso “Marketing na era digital”, nos faz voltar para origem e propósito desse processo tanto administrativo quanto social, que é “satisfazer a necessidade de alguém”.
Em um momento onde socialmente buscamos cada vez mais propósitos coletivos e individuais, seja em nossas atividades e trabalho, entendemos que dominar as ferramentas digitais não é suficiente se não entendemos os conceitos essenciais do Marketing, ou seja, seu propósito.
Dessa forma, o termo “Marketing Digital” de fato, passa a não fazer tanto sentido, e sim, como a Martha Gabriel e o Rafael Kiso descrevem, o “Marketing no Digital”, utilizando todas ferramentas que temos para exercer essa atividade com a sua essência fundamental.
Voltamos para os 4ps (produto, preço, praça, promoção) do Marketing, o qual nos leva à essência estratégica que é a “Troca”, ou seja:
- Existem pelo menos 2 partes envolvidas
- Cada parte tem algo que pode ter valor para a outra
- Cada parte tem que ser capaz de comunicar e fazer a entrega
- Cada parte é livre para aceitar ou rejeitar a troca
- Cada parte acredita ser adequado participar da negociação
“Toda empresa existe para servir o consumidor, começando pela definição dos seus gostos, desejos e necessidades e terminando para oferecer produtos e serviços que satisfaçam."
A partir do resgate dessa premissa, conseguimos resgatar a base que vai levar a uma criação sólida e estratégica da nossa marca/empresa.
Lembrando que os 4 Ps, são:
- Produto: Como satisfazemos as necessidades humanas através do nosso produto? Que produto/serviço vou oferecer?
- Preço: Qual o valor atribuído à posse desse bem e serviço?
- Praça: Onde disponibilizo meu produto? Exemplo: E-commerce
- Promoção: Onde/como eu anuncio e promovo? Exemplo: Anúncios, Redes Sociais e etc.
Compreendemos então, que a essência prevalece em um ambiente hoje totalmente digital. Ou seja, estamos na era dos novos meios para construção dos nossos caminhos e trajetórias, rumo ao crescimento.
As ferramentas são infinitas, cabe a nós sermos estratégicos!