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Não dá para não pensar em você, Neuromarketing

Não dá para não pensar em você, Neuromarketing
Vivian Kadowaki
jul. 28 - 11 min de leitura
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Em algum momento da sua vida, você já deve ter participado do jogo Top of Mind, aquela brincadeira em que uma pessoa descreve algo e os demais dizem qual é a primeira coisa quem vem à mente.

Vamos fazer um teste. Vou descrever um produto e você diz qual é a marca que lhe vem à mente. Uma marca que representa o Brasil? Nome de uma agência de turismo? De um esmalte de unha? Provavelmente você deve ter relacionado as perguntas à marcas como Petrobras, CVC e Risqué.

Ao menos estas foram as marcas mais lembradas de acordo com o Top of Mind 2019, publicada pela Folha de São Paulo. Poderíamos estender para outros setores e categorias afim de mensurar a conexão e audiência com o público. Por exemplo, diga o nome de uma dupla sertaneja. Provavelmente vários nomes irão aparecer e pela quantidade em que foram lembradas podemos listar quais nomes tem maior vínculo com o público.  

Se formos analisar o porquê lembramos destas marcas nos deparamos com fatores como: reincidência com que temos contato com a marca e, o desejo de compra e/ou uso do produto.

No primeiro fator podemos considerar o quanto as pessoas falam sobre a marca, o quanto a marca investe em propaganda, se esta propaganda é multiplataforma, a frequência em que temos contato com ela, etc. O segundo fator remete à satisfação de um desejo ou necessidade que o produto proporciona. A Apple, por exemplo, trabalha muito bem estas duas funções. Por meio de suas campanhas virais, a marca promove a identificação com o consumidor e o marketing boca a boca, bem como a entrega do status por meio de produtos clean, com multi desempenho, que não travam e ao alcance de suas mãos. Os últimos comerciais inclusive fazem uso do animojis explorando bem estes fatores e são super atuais.

Para desenvolver campanhas assim, as marcas estão cada vez mais estudando seus consumidores, pesquisando como pensam, como agem, quais são suas referências. E aqui temos a aplicação do Neuromarketing, que nada mais é do que compreender como nosso cérebro funciona e adequar as estratégias de marketing para promover uma marca e/ou um produto. Muitas marcas tem aplicado o neuromarketing em suas campanhas e obtendo resultados surpreendentes. E aqui, de forma breve, vou analisar as parcerias e a última turnê da dupla Sandy ▽▲ Júnior.

É de conhecimento geral que a dupla dominou o espaço musical dos anos 90 a 2008 e bateram diversos recordes de público, vendas, faturamento, etc. Então, uma geração inteira cresceu e tem algum tipo de lembrança com a dupla. Somado a isto, recentemente tivemos uma onda de Newstalgia, e ainda temos, com uma releitura dos anos 90.

Já reparou em quantas coisas desta época retornaram recentemente? A campanha “pipoca com guaraná” da Antarctica com a Manu Gavassi, a novela global Verão 90, o retorno de grupos musicais como Rouge, Spice Girls, entre outros. Todos estes exemplos aproveitam o vínculo emocional que tivemos e nos proporcionam uma nova experiência, com as ferramentas que atualmente estão disponíveis. E no caso da dupla Sandy ▽▲ Júnior, a estratégia de marketing foi um show em todos os sentidos. O projeto da turnê contou com diversas estratégias de neuromarketing que se encaixaram perfeitamente, como um quebra-cabeça gigantesco. Estratégias como:

NEWSTALGIA

Reviver os anos 90 e relembrar todas as descobertas, principalmente a dos fãs. O projeto, como falando anteriormente, faz parte da história de uma geração toda. Conta muito mais do que apenas a história da dupla. Revivê-la e proporcionar a nova experiência foi o ponto focal do projeto. Tanto que a Sandy reforça que a turnê foi comemorativa e uma oportunidade de uma nova experiência junto aos fãs.

NOVAS EXPERIÊNCIAS

O projeto não ficou limitado em reviver a carreira da dupla. Trouxeram elementos outros de experiências pós dupla, como a experiência com música eletrônica que o Júnior teve com o grupo Dexter e da percussão com o grupo Nove Mil Anjos;

STORYTELLING E A JORNADA DO HERÓI

O nome da turnê “Nossa história” não foi por acaso. É como a frase de Anais Nin que Martha Gabriel citou: “Não vemos as coisas como elas são, vemos as coisas como nós somos”. Além de contar a história da dupla, temos ainda a redenção do Júnior mostrando nos shows que nunca esteve à sombra de sua irmã, como muitos afirmavam no passado. Pelo contrário, ele é um artista multitalento. Tanto que o show conta com momentos de apresentação solo de Júnior cantando, fazendo solo de bateria, performance, etc. A propósito, um momento bem emocionante do show e vai de encontro com a jornada do herói é quando o Junior canta a música “Super-herói”.

UNIDADE DE MARCA

Uso dos triângulos ▽▲ na identidade da marca no lugar do & (e comercial) foi sensacional. Fazendo uso da semiótica, a escolha do triângulo trouxe mais valor para a identidade da dupla.  A criação da marca contou com uma solução diferente da usual e se apropriou do significado de dois triângulos. Os signos separados, significam o feminino e o masculino. Juntos na vertical, formam uma ampulheta, o tempo. Juntos na horizontal formam o símbolo de infinito. E este sobreposto, significa “para sempre”. A essência da turnê representada por triângulos.

SETLIST

Durante o documentário da turnê podemos conferir a dedicação de todos com o projeto. A parte em que Lucas Lima, responsável pela trilha original, comenta sobre a escolhas das músicas revela o quanto eles conhecem de pessoas. No trecho em questão, ele conta que houve pesquisa de preferências musicais em listas e páginas de fãs. Além disto, ele cita que para a montagem do setlist deve se considerar que “3 músicas rápidas levantam a galera e que 2 músicas lentas é o máximo que as pessoas normalmente aguentam”. E o que esperamos de um show é ter uma experiência única a ponto de elevar nossa adrenalina, certo?

VIÉS COGNITIVO DA ESCASSEZ

Desde o princípio, o projeto trabalhou com o viés da escassez. Inicialmente foram divulgados apenas 10 shows, cada um com ingressos limitados. A procura foi tamanha que o projeto expandiu para 18 shows em ambientes maiores, como estádios de futebol.

PLANO DE MÍDIA 360º MULTIPLATAFORMA

O plano de comunicação do projeto foi realizado em etapas, criando expectativas e deixando muitos fãs ansiosos. O primeiro anúncio foi nas redes sociais da dupla, com um certo ar de mistério para já criar um frisson. Na sequência, oficializaram a turnê em TV aberta e participaram de programas diversos nos mais diversos meios de comunicação: TV, rádio, revista, jornais. Hoje, passados 1 ano da turnê, foi disponibilizado via streaming um documentário com 7 episódios e o show da turnê.

CO-BRANDING

Parcerias com patrocinadores em campanhas de associação e valorização das marcas, tais como: T-Cross, Bauducco, Natura e Elo.

T-Cross, da Volkswagen: a campanha da T-Cross foi bem diferente, no modelo “comprou ganhou”, até por conta do vultuoso valor do produto. Para participar da campanha, a cada aquisição do carro, o comprador teria que fazer uma paródia de uma das músicas da dupla citando ao menos duas tecnologias do modelo T-Cross. Simultaneamente, sempre que possível, a dupla desfilava com o carro da marca. Além disto, a marca proporcionou aos fãs uma exposição itinerante “Sandy ▽▲ Junior Experience” nas principais cidades com a exibição do carro e da história da dupla com detalhes em família.  

Divulgação T-Cross:

Sandy ▽▲ Junior Experience:

Bauducco:  Criou uma campanha com dois vieses: reforço de marca e promoção do produto. Para reforçar o valor da marca foi desenvolvido um comercial com a trilha sonora da música “Era uma vez”, na qual a marca conta a história da Bauducco, resgatando e valorizando lembranças e sentimentos de momentos em família, de união.

Para a promoção de seus produtos, foi desenvolvido uma campanha no estilo “compre e concorra”. A campanha consistia em: ao adquirir dez reais em produtos da marca as pessoas podiam se cadastrar no site e concorrer a ingressos do show da dupla. A promoção foi um sucesso, pois o desejo pelo show era alto, o investimento nos produtos era mínimo e com qualidade satisfatória.

Natura: Criou um comercial para o Dia dos Namorados com o lançamento de duas fragrâncias de perfume da linha “Química de Humor” e tendo como trilha sonora a releitura da música “Quando você passa (Turu Turu)”.

O interessante é ver como foi realizada a estratégia de comunicação da campanha. Num primeiro momento as consultoras de beleza Natura receberam vídeos via WhatsApp com conteúdos gravados por Sandy ▽▲ Júnior. Em seguida, a Natura publicou em suas redes sociais post sobre o lançamento da fragrância e uma prévia da campanha. Na sequência, a dupla fez o reforço da comunicação em suas próprias redes sociais, expandindo o alcance da campanha. Além disto, a releitura da música ficou disponível para as pessoas ouvirem no streaming Spotify.

Cartões ELO: A promoção para a turnê Sandy ▽▲ Junior foi uma das maiores que a marca já realizou. A ELO teve exclusividade na pré-venda dos ingressos e realizou uma campanha no estilo “compre e concorra”. A campanha consistia em fazer o cadastro do cartão ELO no site da marca e juntar o máximo de cupons possíveis. Ou seja, a cada compra a partir de R$5,00 pagos com o cartão ELO, a pessoa ganhava 1 cupom. Ao final, foram sorteados 50 cupons que levaram os ganhadores direto para o show da dupla com direito a acompanhante e a diversos outros benefícios, tais como: assistir à passagem de som, assistir ao show na pista premium, além de ter acesso ao camarote e backstage. Para os participantes era um custo mínimo e benefício máximo, sendo para alguns fãs foi a possibilidade de realização de um sonho. Tanto que à época da campanha, Sérgio Borrielo, CEO das lojas Pernambucanas, comentou que houve pedidos de emissão de cartão, que usa a bandeira ELO, quatro vezes mais do que o usual.

Com estas análises, vimos o poder do neuromarketing. Saber como o cérebro funciona e a partir deste conhecimento desenvolver as estratégias de marketing tem sido um grande diferencial para muitas marcas se destacarem no mercado. E confesso aqui que é algo que não tem como fugir, pois comecei assistindo o documentário por curiosidade e terminei assistindo como designer e produtora de eventos apaixonada pela dupla e mais ainda pelo marketing.


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