Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O estratégico poder da Netnografia a favor das marcas

O estratégico poder da Netnografia a favor das marcas
Karina Aparicio
ago. 28 - 2 min de leitura
000

Netnografia é um poderoso instrumento que nos permite conhecer melhor o nosso público-alvo. Entender de que maneira as pessoas vivem no mundo físico e digital, é fundamental para compreendermos os valores e comportamentos das pessoas.

Dentro dessa perspectiva o Social Decode estuda o que dizem as pessoas sem que elas se deem conta, transformando seus comportamentos em dados a serem analisados em favor da empresa ou da marca para entender a relação entre as pessoas e também a relação entre as pessoas e as marcas.

As percepções das pessoas sobre um produto, marca ou organização dizem muito mais sobre elas mesmas do que o que elas observam. Isso porque nós olhamos as coisas como nós somos.

Se a cultura (conforme antropologia) é uma teia de significados que o homem construiu e fica preso à ela, o entendimento do significado é o entendimento do porquê das coisas.

Dentro da análise da estrutura do consumo, o uso da gramática dos significados nos permite entender o que são as percepções, os valores das pessoas.

A busca por entender os significados por trás das ações e percepções, nos permite descobrir o porquê de as pessoas fazerem tais coisas e assim, podemos acessar não somente o que as pessoas dizem, mas o que está por trás do que elas não dizem.

O Social Decode atende a estrutura de pesquisa antropológica criada por Clifford Geertz que entende a Antropologia Social como uma Ciência que interpreta significados. Associada à ela se une a ciência da Comunicação.

Todos os estudos, quando decodificados, mostram relações causais e estruturas de escolhas, gostos e motivadores em geral das pessoas em relação à marcas, produtos, organizações e empresas em geral.

Esse mapeamento dos significados nos permite encontrar não só respostas para questões pontuais, mas soluções latentes que estão dentro dos problemas nas empresas.

Cada vez mais, o estudo do comportamento do consumidor vem sendo feito para auxiliar as empresas na criação de estratégias eficientes de conhecimento profundo de sua persona.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você