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O exercício contínuo de conhecer melhor os consumidores

O exercício contínuo de conhecer melhor os consumidores
Eduardo Brandão Ionta
nov. 10 - 2 min de leitura
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Com alguns anos de experiência no mercado de intercâmbio estudantil, realizamos algumas ações com o objetivo de entender quem é o nosso público e a partir daí, ter uma melhor tomada de decisões.

Uma das ações foi uma pesquisa digital realizada em 2017 na qual geraram alguns insights, como preferências de mídias sociais, destinos de estudo e interesse em curso online, no caso um serviço que não era oferecido na época pela nossa agência de intercâmbio.

pesquisa digital

Em paralelo, se percebe cada vez mais a aplicação da netnografia como metodologia de pesquisa associado a conceitos de marketing já que a pesquisa digital e similares não são suficientes para entender profundamente as motivações de uma determinada amostra. Somente um estudo aprofundado na relação de consumo evidencia os vínculos existentes, e como a marca é percebida na maioria dos casos.

Na agência de intercâmbio em que trabalho, o método que executamos mais próximo de estudo do nosso público foi a realização de entrevista pós-intercâmbio, na qual conhecíamos melhor a experiência vivida tanto pela viagem quanto o estudo. Claro que estávamos primeiramente em busca de prova social, mas percebemos o quanto era valioso o depoimento de cada estudante como fonte de conhecimento.

Portanto, muito mais do que as pesquisas tradicionais, recomendo ter em vista a netnografia e seu uso em marketing para investigar de maneira aprofundada seu público para melhores tomadas de decisões.


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