Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Omnichannel e multicanal: qual a diferença?

Omnichannel e multicanal: qual a diferença?
Jainara Viana
mar. 23 - 3 min de leitura
010

O ominichannel é o cruzamento de vários canais visando aprimorar a experiência do consumidor em sua jornada de compra. Confira seu conceito de acordo com a revista Webshoppers (2016):

Convergência de todos os canais utilizados pelas empresas com o objetivo de integrar as vendas entre lojas físicas e virtuais e os consumidores. Por meio desta integração de canais, o consumidor pode satisfazer suas necessidades onde e quando desejar, no momento mais confortável para ele, não havendo restrições de local, horário ou meio.

Para investir nessa estratégia, é fundamental que os vários canais conversem entre em si, entendam da jornada do cliente e do seu comportamento, assim, desta forma, proporcionaram uma boa experiência ao consumidor.

Um case de sucesso dessa estratégia no varejo foi o Magazine Luiza. A varejistas teve um aumento em suas vendas de 241% no e-commerce e 51% nas lojas físicas entre 2015 e 2018, levando suas ações de R$8 em 2015 para mais de R$180 em 2019. Para garantir esses resultados, esforços não foram poupados para investimentos no digital, juntamente integrando os canais off-line. De acordo com a Maplink, dentre os principais recursos tecnológicos estão:

  • Aplicativo para dispositivos móveis
  • Tecnologia facilitadora presente nas lojas
  • Compre on-line e retire na loja física

Confira no gráfico o aumento das ações da Magalu em 2020:

Mesmo com a pandemia, a empresa não sofreu tantos impactos por já investir fortemente no digital.

Estratégia Multicanal

Já o multicanal são canais da mesma loja, mas que podem trabalhar de forma separada ou independente. Confira seu conceito segundo a Emarsys (2021):

É a implementação de uma única estratégia em vários canais ou plataformas, maximizando, assim, as oportunidades de interagir com clientes em potencial. Um canal pode ser e-mail, um anúncio impresso, um local de varejo, um site, um evento promocional, um aplicativo móvel, mensagem SMS, pacote de um produto ou boca a boca.

A exemplo da estratégia multicanal temos a Natura:

                                               Imagem Natura/reprodução

A empresa vem há anos investindo em sua base de consultoras, em 2014 adentrou no comércio eletrônico, em 2016 abertura das primeiras lojas físicas em São Paulo.  Atualmente, a marca já atua na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México e Peru. No seu ramo, a Natura já é a quarta maior do mundo!

Vale ressaltar que, uma estratégia ominichannel é multicanal (por seu meio de compra abranger vários canais), mas já o multicanal não é ominichannel, pois não precisa dar continuidade a experiência do consumidor, como, por exemplo, estar integrado com o sistema da loja on-line ou com outro canal independente, o que faz o consumidor as vezes ficar repetindo várias informações quando está comprando algo.

 

 


Referências

Revista Webshoppers Edição 33 

GABRIEL, Martha; KISO, Rafael. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. Ed. 2. São Paulo: Atlas, 2020.

https://www.infomoney.com.br/cotacoes/natura-ntco3/

https://maplink.global/blog/empresas-utilizam-omnichannel-brasil/

https://orealvalor.com.br/blog/acao-da-magazine-luiza-por-que-gostam-tanto/ 

https://instapage.com/blog/what-is-omnichannel-marketing#:~:text=Omnichannel%20marketing%20refers%20to%20the,progress%20through%20the%20marketing%20funnel.

https://www.zendesk.com.br/blog/omnichannel-cases/ 

https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/jornada-do-consumidor/varejo-no-brasil-o-sucesso-e-omnichannel/

https://blog.hotmart.com/pt-br/omnichannel/

https://endeavor.org.br/marketing/multicanais-de-vendas-o-que-aprendemos-com-o-crescimento-de-natura-e-boticario/ 

https://emarsys.com/learn/blog/what-is-multichannel-marketing/#:~:text=Multichannel%20marketing%20is%20the%20implementation,to%20interact%20with%20prospective%20customers.

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você