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Os Impactos de uma Nova Era na Jornada do Cliente

Os Impactos de uma Nova Era na Jornada do Cliente
Nelson Rodrigues
dez. 18 - 3 min de leitura
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Hoje estamos vivendo em um mundo totalmente diferente de anos atrás, não existe mais diferença entre o mundo físico e o mundo virtual, eles passam a ser únicos e, as pessoas passam a vivenciar esses dois mundos de forma natural e automática, sem se darem conta de que já estão envolvidos e dependentes disso.

É fato que, isso só aconteceu devido ao avanço tecnológico e o surgimento de novas plataformas e tecnologias que transformaram o comportamento das pessoas de forma brutal.

Estamos vivendo uma nova era, a era da conectividade, a era onde o consumidor cada vez mais tem poder de compra, escolha e decisão. Diante de todas essas mudanças, a jornada de compra do consumidor deixa de ser tão previsível e absoluta como profissionais de marketing ainda acreditam ser.

Agora o consumidor está muito mais dinâmico, ao mesmo tempo em que ele assiste uma série do Netflix em sua TV ele pode acessar um site através do computador ou celular, ou navegar nas plataformas de redes sociais, ou responder um e-mail, ou conversar com alguém pelo aplicativo de troca de mensagens, com isso, o consumidor passa a ter infinitas possibilidades de interações e distrações e você precisa estar atento a isso.

Isso significa que, a fase de descoberta da sua marca pelo consumidor pode acontecer em diferentes canais, não basta apenas fazer um anúncio que apareça na primeira página do Google e esperar que o seu produto ou serviço alcance o topo de vendas, apesar de Google ser o maior buscador nem só de busca vive o seu consumidor, a descoberta e o interesse pela sua marca por parte do consumidor pode estar em diferentes pontos de entrada espalhados em diversas plataformas e tecnologias e para isso, é crucial entender quem é o seu consumidor, entender profundamente qual é a necessidade e qual dor o seu produto ou serviço irá resolver, entender qual é o comportamento dele, entender quais plataformas ele utiliza mais, entender para qual objetivo uma determinada plataforma funciona e o que as pessoas de fato estão fazendo dentro delas e etc.

É importante entender que a jornada não segue mais um fluxo linear, ou seja, o consumidor pode efetuar uma compra logo após ver a indicação de um influenciador digital, ou após ver a recomendação de um cliente ou de alguém que ele confia, enfim, existem diversas possibilidades que você deve levar em conta ao fazer o seu planejamento estratégico.    

Após todo esse entendimento você vai conseguir reconhecer o valor de combinar diferentes ações e estratégias de marketing em todos os silos de dados, em cada ponto de contato digital e em todo o ciclo de vida do cliente. Para conseguir fazer tudo isso, a coleta e uso de dados são seus maiores aliados.

Bom, espero que tenha gostado!

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Um grande abraço!


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