Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Planejamento de Marketing Digital Qual sua importância?

Planejamento de Marketing Digital Qual sua importância?
Flávia Dutra de Assis
abr. 22 - 2 min de leitura
000

O Plano de Marketing, segundo Martha Gabriel é o instrumento central de qualquer esforço de Marketing.

 

Esse instrumento será usado durante todo o processo de execução de uma campanha, da criação da presença digital de uma marca, durante a análise de dados e dos resultados das estratégias elaboradas para o projeto. E, em cada nova ação determinada deve-se voltar as etapas iniciais. Não há empresa que atinja o sucesso sem rever esse plano continuamente. 

Se avaliarmos bem, em nossas vidas pessoais estamos o tempo todo planejando. Seja uma viagem de férias ou negócio, um curso novo, planejamos quando vamos nos casar ou ter filhos e se faremos transição de carreira. A internet está cheia de especialistas ensinando como fazer planejamento de tudo, investimentos, alimentação, hábitos saudáveis e outros. 

Se planejar essas etapas e outras mais é essencial, imagina o planejamento do seu negócio na internet. Perceba que lidar com as ações de marketing no ambiente digital não é diferente das ações do marketing para um negócio físico. 

Todas as etapas que você pensaria para uma campanha da sua marca nas lojas físicas terão de ser pensadas, elaboradas e planejadas para o digital, obviamente com estratégias voltadas para esse ambiente.

O digital conta com um facilitador que é a análise de dados, que como já vimos é a bussola a nos guiar no planejamento que estamos trabalhando. Saber usar os indicadores certos e analisá-los reduzirá o tempo para colocar as etapas em ação e também são eles que indicarão se escolhemos as estratégias corretas e claro, sempre focados no funil de compra do cliente, conhecer profundamente suas personas, avaliar o macro e micro ambientes, tudo isso influencia diretamente nos resultados.

Por isso, não podemos pensar em fazer um bom planejamento de marketing e depois engaveta-lo, quem age assim certamente não está atingindo bons resultados. Estamos vivendo o maior exemplo disso, as pessoas que não estavam preparadas para o digital tiveram prejuízos com a pandemia. Precisaram migrar as pressas do físico para o digital para permanecerem vivas. Quem não pode acompanhar infelizmente precisou fechar as portas.

Estabilidade não existe, planejamento é um exercício constante e prática diária na vida dos profissionais de marketing.

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você