Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Quando te perguntarem o que é Marketing, responda isso

Quando te perguntarem o que é Marketing, responda isso
Lucas Resende
abr. 13 - 2 min de leitura
000

Se você assim como eu, trabalha com marketing provavelmente já ouviu essa pergunta diversas vezes não é mesmo? E se você não trabalha na área, mas é uma pessoa que possui a "capacidade fuçativa" como diz Luiza Helena Trajano, acredito que já tenha se perguntado a mesma coisa. 

De forma bem objetiva:

Marketing é a atividade humana dirigida para satisfazer necessidades e desejos por meio de troca. - Phillip Kotler

Tecnicamente após essa fantástica explicação não resta muito a dizer não é mesmo? Mas eu irei um pouco além, pois achar que o marketing se resume apenas a vender através das redes sociais, fazer anúncio em revista e TV é muito raso, e não chega nem perto do sentido que Kotler deu a palavra. 

A grande questão é que atualmente as pessoas enxergam o marketing dessa forma mesmo, e não se aprofundam em compreender a essência que é entregar satisfação para o cliente em forma de benefício (Kotler e Armstrong, 1999).

Tudo se resume a troca, e para a transação ocorrer de maneira satisfatório e prazerosa é necessário que se tenha clareza para ambos os lados.

Dê uma olhadinha nas alternativas para satisfazer uma necessidade:

  1. Auto-produção;
  2. Coerção;
  3. Súplica;
  4. Troca (marketing)
  • Existem 2 partes;
  • Algo de valor para ambos os lados;
  • Capacidade de comunicar a fazer a entrega;
  • Liberdade para aceitar ou rejeitar;
  • Cada parte acredita ser adequado participar da negociação. 

Viu só? Quando conseguimos entender a base do que é o marketing fica muito claro que precisamos conhecer verdadeiramente nosso cliente. Por isso ouvir o cliente é e sempre será o grande segredo, que na verdade nem é tão segredo assim.  Só desta forma você conseguirá influenciar os desejos do seu cliente, pois vale lembrar que marketing não criar necessidade.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você