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Quem não está na web, não existe!

Quem não está na web, não existe!
Cristina Simão Gomes de Oliveira
jan. 5 - 5 min de leitura
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Não estou radicalizando, é fato, é real. De acordo com um levantamento feito em 2019 pela We are Social, 70% da população brasileira faz uso da internet dia após dia. Ou seja, mais de 146 milhões de brasileiros possuem presença digital, seja com um simples e-mail, ativo em alguma rede social ou fazendo uma pesquisa simples em algum buscador.

Diante desse extraordinário mundo novo, as empresas têm sido forçadas a levarem suas estratégias de marketing para o universo da internet.

Quem se lembra dos “Os Jetsons”, o clássico desenho animado mostrava como seria a vida de uma família no futuro, com todas as modernidades do século 21. Bem, ainda falta um tanto até chegarmos no nível futurístico do desenho, mas muita coisa comum na rotina dos Jetsons já virou realidade hoje em dia.

Pois bem, podemos não ter os tão sonhados carros voadores, mas as lives e chamadas de vídeo estão presentes cada dia mais na rotina das pessoas, como pudemos perceber no período da pandemia. Os robôs inteligentes podem não ser aqueles que se transformam e voam, mas eles já estão presentes em nossas vidas sem que ainda não tenhamos percebido.

Comunicação por meio de smartwatch’s, chamadas de vídeo, smart tv's, a ideia de chegar em casa, apertar um botão e um aparelho fazer uma comida rápida como nos Jetsons, graças à tecnologia, temos hoje também as impressoras orgânicas 3D que desempenham o mesmo papel. Sem falar nos assistentes pessoais, hoje temos assistentes de voz como a Siri e Google Assistente, além de apps que podem solucionar problemas matemáticos usando a câmera do celular.

Enfim, o digital está em todos os lugares, 24 horas por dia 7 dias por semana. Diariamente surgem novas funcionalidades e tecnologias para melhorar ainda mais a qualidade de vida das pessoas. Hoje em dia, passamos grande parte do nosso dia utilizando o digital para nos alimentar, divertir, relacionar, trabalhar, locomover, etc. Em síntese nossa vida está diretamente relacionada às atividades que desempenhamos no digital. E a tendência é que as novas gerações nem saibam o que é viver sem a internet.

Fazendo uma analogia, e, segundo as leis de Darwin na teoria da Evolução, organismos mais aptos sobrevivem. Diante desse repleto mundo novo, de um mercado cada vez mais competitivo, empresas mais fortes e conectadas sobre as tendências sobrevivem, enquanto as tradicionais que ainda não se despertaram para essa realidade, tendem a fracassar.

Portanto, ter presença digital bem estabelecida, é fundamental para se relacionar com o seu público potencial, é construir a imagem que a sua organização transmite às pessoas nos meios digitais. Porém, não basta ter um site e várias páginas em redes sociais para ter uma boa presença web. É necessário atrair, envolver e engajar o público da sua empresa, despertando uma percepção positiva em relação à sua marca. E como fazer tudo isso na internet? Pois bem, existem alguns pilares fundamentais para compor a sua estratégia de presença online. São eles:

  1. Conteúdo: tudo aquilo que sua empresa é e o que ela acredita. É por meio do conteúdo que você gera valor para a sua empresa e cria vínculos emocionais com o seu público.
  2. Relacionamento: sua empresa interage com o seu público no ambiente online de forma assertiva? Invista constantemente em canais de comunicação efetivos com o seu público. Esteja aberto ao diálogo e à interação, incentivando a participação ativa dos seus clientes, fornecedores e demais públicos em todos os seus pontos de contato.
  3. Comunicação Omnichannel: ao utilizar diversos canais de comunicação, sua empresa tem a oportunidade de atender a diferentes perfis de público, ampliando sua presença online. Afinal, as pessoas mudam de um ambiente para outro em questão de segundos e você precisa oferecer uma experiência única de relacionamento com a sua marca.
  4. Tecnologia: use e abuse dos softwares de automação de marketing, CRM’s, Business Intelligence, Web Analytics e todas as ferramentas que os avanços da tecnologia pode proporcionar para o seu negócio.
  5. Propósito: por último e o mais importante! Tenha o seu propósito bem definido. De nada adianta estar na internet por estar. Por esse motivo, ter consciência do propósito da sua empresa é o pilar mais importante de toda a sua estratégia de presença online.

Para concluir, construa uma estratégia consistente e faça uso das tecnologias certas. Dessa forma a sua comunicação chega cada vez mais para mais pessoas, seja sua empresa micro, pequena, média ou grande. Não importa. A presença digital é o que permitirá crescer, expandir e escalar os negócios.


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