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4 passos fundamentais no Marketing de Influência

4 passos fundamentais no Marketing de Influência

Diferente do que muitos pensam, a estratégia de parceria com influencer vai muito além de apenas um post nas redes sociais. Se você também se prende a esse conceito, acompanhe este artigo para ampliar mais sua visão acerca deste assunto.

O que é o Marketing de Influência?

Segundo Gabriel e Kiso (2020, p. 450):

Tipo de mídia social que usa recomendações de produtos ou serviços e menções a marcas como parte do contexto do conteúdo. Usuários de redes sociais que têm um certo volume de seguidores engajados e são vistos como especialistas em seu nicho podem ser considerados influenciadores digitais.

Os seguidores dos influenciadores criam uma alta confiança nele, um cenário propício para o marketing de influência. É por meio dele que o consumo de um produto ou uso de um serviço passam a ser prova social para os clientes potenciais de uma determinada marca

Bia Granja, Co-fundadora e CCO da YOUPIX, consultoria de negócios para a influence economy, aponta 17 passos fundamentas na estratégia de influência, dentre os principais estão:

1. Definição dos objetivos claros

Como toda estratégia de marketing é importante ter de seus objetivos claros e definidos, além de saber definir seus passos dentro do funil de vendas.

2. Definição objetivos mensuráveis

Desenvolva a missão e visão da estratégia desenvolvida, saber ‘’onde’’ e ‘’como chegar’’.

Metas que possam ser mensuradas são essenciais para chegar aos objetivos.

3. Mapeamento de influenciadores

Se aprofunde mais amplamente nos passos anteriores, use ferramentas e recursos humanos para selecionar um influencer ideal para você.

4. Mensuração e análise

Confira todas as métricas e analise se seus objetivos foram alcançados.

 

Segundo uma pesquisa do Instituto Qualibest, 76% consumidores já compraram algo por meio de indicação de influenciadores digitais.

A influencer Camilla de Lucas só na pandemia faturou mais de R$ 1 milhão de reais.  A atual participante do reality show BBB 2021 já fez diversas parcerias, inclusive com a Netflix, e atualmente possui quase 6 milhões seguidores no Instagram, além de fazer sucesso no Youtube e Tiktok.

A agência que a Camilla trabalha, certamente, adota arrisca o marketing de influência. O que ainda é encarado de forma superficial por muitas empresas que fecham parcerias com esses criadores de conteúdo, onde se expõem a escolha errada do influencer, a perda de dinheiro, ao mau desenvolvimento de estratégias e a falta de mensuração dos resultados da forma correta. Por isso, a importância da consultoria com o profissional devidamente especializado!!!

 


Referências

Foto 1 - Reprodução/Instagram

Foto 2 - Globo

http://tambor.biz/especialistas/bia-granja/#:~:text=Bia%20Granja%20%C3%A9%20a%20maior,Luiza%20Trajano%20e%20Guilherme%20Benchimol.

GABRIEL, Martha; KISO, Rafael. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. Ed. 2. São Paulo: Atlas, 2020.

https://br.noticias.yahoo.com/chamada-g%C3%AAnia-por-regina-cas%C3%A9-080724135.html?guccounter=1&guce_referrer=aHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS8&guce_referrer_sig=AQAAABAOGU4gRbcgG8yv1ZBc_MUWYVgBTahk5mkXWJthyAYo9nUtssTHpQCMONJ4hw5NJE0d6qMFEp5f15p9-fSU0IFm2D5dNAfW84iQOQZD_-i0nTUk08cFtKpC7h4JY3ZTR4-EZTHD0lieQFsxQJJwgdTiYS3Ku75jsK6nwEaacydN#:~:text=Sensa%C3%A7%C3%A3o%20das%20redes%20sociais%2C%20a,desde%20o%20in%C3%ADcio%20da%20pandemia.

Marketing na Era Digital
Jainara de Jesus Viana Silva
Jainara de Jesus Viana Silva Seguir

Publicitária, especialista em Gestão de Marketing. Atualmente, trabalho com consultoria em marketing digital, gestão de redes sociais e direção de arte na MKT Consultoria & Design. Estou disponível para novas oportunidades.

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