Diferente do que muitos pensam, a estratégia de parceria com influencer vai muito além de apenas um post nas redes sociais. Se você também se prende a esse conceito, acompanhe este artigo para ampliar mais sua visão acerca deste assunto.
O que é o Marketing de Influência?
Segundo Gabriel e Kiso (2020, p. 450):
Tipo de mídia social que usa recomendações de produtos ou serviços e menções a marcas como parte do contexto do conteúdo. Usuários de redes sociais que têm um certo volume de seguidores engajados e são vistos como especialistas em seu nicho podem ser considerados influenciadores digitais.
Os seguidores dos influenciadores criam uma alta confiança nele, um cenário propício para o marketing de influência. É por meio dele que o consumo de um produto ou uso de um serviço passam a ser prova social para os clientes potenciais de uma determinada marca
Bia Granja, Co-fundadora e CCO da YOUPIX, consultoria de negócios para a influence economy, aponta 17 passos fundamentas na estratégia de influência, dentre os principais estão:
1. Definição dos objetivos claros
Como toda estratégia de marketing é importante ter de seus objetivos claros e definidos, além de saber definir seus passos dentro do funil de vendas.
2. Definição objetivos mensuráveis
Desenvolva a missão e visão da estratégia desenvolvida, saber ‘’onde’’ e ‘’como chegar’’.
Metas que possam ser mensuradas são essenciais para chegar aos objetivos.
3. Mapeamento de influenciadores
Se aprofunde mais amplamente nos passos anteriores, use ferramentas e recursos humanos para selecionar um influencer ideal para você.
4. Mensuração e análise
Confira todas as métricas e analise se seus objetivos foram alcançados.
Segundo uma pesquisa do Instituto Qualibest, 76% consumidores já compraram algo por meio de indicação de influenciadores digitais.
A influencer Camilla de Lucas só na pandemia faturou mais de R$ 1 milhão de reais. A atual participante do reality show BBB 2021 já fez diversas parcerias, inclusive com a Netflix, e atualmente possui quase 6 milhões seguidores no Instagram, além de fazer sucesso no Youtube e Tiktok.
A agência que a Camilla trabalha, certamente, adota arrisca o marketing de influência. O que ainda é encarado de forma superficial por muitas empresas que fecham parcerias com esses criadores de conteúdo, onde se expõem a escolha errada do influencer, a perda de dinheiro, ao mau desenvolvimento de estratégias e a falta de mensuração dos resultados da forma correta. Por isso, a importância da consultoria com o profissional devidamente especializado!!!
Referências
Foto 1 - Reprodução/Instagram
Foto 2 - Globo
GABRIEL, Martha; KISO, Rafael. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. Ed. 2. São Paulo: Atlas, 2020.