Mas será que acessibilidade digital beneficia apenas as pessoas com deficiência?
Apenas no Brasil, segundo o Censo Demográfico do IBGE de 2010, há aproximadamente 45 milhões de pessoas que apresentam pelo menos uma das deficiências investigadas. Esse número representa 23,9% da população brasileira. Vamos fazer uma conta aqui em 2010 tínhamos esse percentual, mais de 20% cerca de 45 milhões de pessoas brasileiras, 1,3 bilhões de pessoas no mundo segundo a OMS, você consegue imaginar agora?
Eu compartilho 3 razões pelas quais devemos aprimorar nossos Hacks mentais para uma atuação ágil em nossos conteúdos, sites e acima de tudo em nossas vidas.
- Estar no lugar do outro
Difícil, não é? Se eu não fui educado, não tive esse aprendizado, dificilmente eu vou conseguir entrar nesse universo, porque desconheço, o fato que nos relacionamos com aquilo que nos é conhecido (isso é neurologicamente comprovado) mas podemos mudar. Estão aí as ferramentas e pessoas dispostas à essa causa.
Acessibilidade digital tem a ver com muita coisa, mas sem dúvida, a mais primordial delas é a empatia.
Imagina como seria se você não pudesse ler nenhuma das notícias que você lê todo dia de manhã? - Desperdiçar uma oportunidade
Tem muita gente que não tem acesso ou não compreende coisas na internet que são simples para a maioria de nós. A sua empresa ou o seu Blog hoje não conseguem alcançar mais de 10 milhões de pessoas – esse é o número de surdos hoje no Brasil. Você sabia que a maioria deles não compreende o português? Cerca de 80% dos surdos do mundo são analfabetos nas línguas escritas. Estamos falando de 5% da população brasileira, que você não consegue atingir com a sua mensagem. (Fonte: Hand Talk) - Falar com quem ninguém fala!
No Brasil, pouquíssimos sites são acessíveis – só 1% do total. Isso faz com que as poucas organizações que se preocupam com a inclusão e investem e acessibilidade digital saiam na frente da maioria. Elas têm as portas abertas para mais de 45 milhões de brasileiros com deficiência – um público enorme, com o qual quase ninguém se comunica. Já pensou como seria ter a atenção de tanta gente de uma vez só?
É isso que acontece quando você tem um site acessível. E o melhor é que a via é de mão dupla: as organizações ganham com tudo isso e as pessoas com deficiência podem interagir com elas, aproveitando tudo o que têm a oferecer!
Na prática
Hoje: Peguei meu negócio e chamei minhas sócias para uma conversa franca e aberta sobre essa questão: Web para todos/ Comida também para todos.
Vencendo a resistência: “Imagina o trabalhão que vai dar, fazer acessibilidade para todo mundo!”
Começamos primeiro: uma reforma interna, mental e honesta (demora muito cair a ficha), segundo procuramos os órgãos e pessoas já vivenciando o tema e terceiro começamos a botar a mão na massa.
Em breve eu volto aqui para contar como estamos indo. Mas antes disso quero encorajar todos aqui. Estamos na segundo loja e indo para terceira.
Negócio: Alimentação
Subnicho: Comida mexicana
Público (novo para nós): Surdos
Adaptação dos meios: Cardápio em Libras, Site com acessibilidade, Entrega consciente.
A terceira loja também no seguimento de alimentação - um lineup de comidas com experiências.