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A análise do ambiente natural e a oportunidade para praticar o marketing verde

A análise do ambiente natural e a oportunidade para praticar o marketing verde
Sheila Leme
set. 10 - 5 min de leitura
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Identificar e analisar todos os fatores internos e externos que rodeiam uma empresa é fundamental em um plano de marketing.

Os fatores internos que influenciam uma empresa (microambiente) são:

  • A empresa; produto; fornecedores; público; clientes e concorrentes (direto, indireto e intermediários).

Os fatores externos que influenciam uma empresa (macroambiente) são:

  • Demográfico; econômico; natural; tecnológico; político e cultural

Dentro dos fatores externos existe uma preocupação maior por ser algo que não se pode controlar, não se pode mudar, mas é essencial analisá-los de perto, para encontrar por oportunidades que podem ajudar no destaque perante a concorrência.

Durante a análise do ambiente natural, variáveis relacionadas às forças da natureza são estudadas, como por exemplo pandemias, desastres naturais, aquecimento global, desmatamentos, escassez de recursos ambientais e desta forma as empresas que analisam este tipo de ambiente conseguem se sobressair no mercado ao realizarem um planejamento de como contornar determinadas situações e até podem se beneficiar delas.

O ambiente natural diz muito sobre o posicionamento das marcas, já que as atividades rotineiras das organizações podem influenciar o meio ambiente positiva ou negativamente. Além disso, a preocupação com o meio ambiente tem sido cada vez mais valorizada ao longo dos anos, e a adoção de estratégias como o marketing verde gera uma grande vantagem competitiva frente à concorrência. Cada vez mais, o público tende a encarar de forma simpática marcas que se posicionam dessa forma no mercado.

Uma pesquisa realizada pela Union + Webster aponta que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e 70% dos entrevistados também afirmaram que não se importam em pagar um pouco mais por isso.

Adotar o marketing verde é mesmo uma boa ideia quando a estratégia é autêntica e verdadeira, não basta só dizer que é sustentável, tem que ser verdadeiramente praticada.

Conheça algumas empresas que carregam a sustentabilidade como proposta de valor e por isso se tornaram referência:

    Microsoft

    • Considerada com a empresa mais sustentável do mundo em busca de sustentabilidade criou um sistema de inteligência artificial para combater o aquecimento global “ALL FOR EARTH”.
    • Fez também a maior compra de energia solar dos Estados Unidos.
    • Na Índia, realiza um programa baseado em inteligência artificial que ajuda pequenos fazendeiros a terem plantações maiores e melhores.
    • Em seu serviço de nuvem, o Azure, foi inserido diversas informações governamentais sobre o clima, para que pessoas possam usar esta base de dados para sugerir mudanças e soluções para a questão.

    Natura

    • Sem dúvida um case de empresa brasileira que tem o foco em sustentabilidade tendo obtido o reconhecimento no Brasil e no exterior por seu comportamento em relação ao uso sustentável da biodiversidade brasileira.
    • Além de usar embalagens recicláveis e realizar projetos de conservação da Amazônia, a marca já assumiu até a responsabilidade de reduzir suas emissões de carbono.
    • A marca também possui estratégias focando sua cadeia de suprimentos. A empresa induz seus fornecedores a passarem por processos de autoavaliação em relação à qualidade, meio ambiente e responsabilidade social. A empresa também promove programas de capacitação de fornecedores para elaboração de relatórios de sustentabilidade e quantificação e gestão de emissões de gases de efeito estufa.

    Nike

    • Preocupada com os prejuízos que a indústria têxtil causa ao meio ambiente, a norte-americana Nike é líder em design inovador e sustentável.
    • Em 2013, como estratégia de marketing verde, criou o Making App para inspirar designers de moda a trabalhar com materiais ecológicos para criar suas peças.
    • E atualmente a marca está com o posicionamento MOVE TO ZERO que busca proteger o futuro do planeta diminuindo a pegada de carbono e eliminando o desperdício de resíduos em toda a cadeia produtiva.

    Coca-Cola

    • Com uma série de projetos de sustentabilidade a empresa coleta e recicla garrafas e latas, bem como faz o tratamento de águas utilizadas no processo produtivo
    • Em 2012 fez uma campanha de marketing ARTIC HOME em apoio a Word Wide Fund (WWF) a, organização de proteção a natureza. Onde a cor da lata se modificou contendo ursos polares estampados, a campanha incentivou os consumidores a fazer doações para a instituição em prol da preservação dos ursos polares e em 5 meses conseguiu arrecadar quase 2 milhões de dólares.

    Seria possível citar muitas outras empresas que buscaram oportunidades dentro do fator natural do macroambiente como um caminho para se diferenciar da concorrência, por meio da prática de marketing verde.

    Dentro do ambiente de marketing existe um conjunto de variáveis e forças que podem impactar nas decisões estratégicas de forma positiva (como oportunidades) ou de forma negativa (como ameaças). Sendo possível uma única variável do macroambiente afetar todas as empresas de um determinado setor, desta forma cabe a cada gestor tomar as decisões estratégicas para enfrentá-las e certamente as melhores escolhas pautadas nas oportunidades terão vantagem competitiva perante a concorrência.

     


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