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A Diferenciação por meio da Experiência do Cliente

Jhuan Lucca
jul. 6 - 4 min de leitura
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Considerando que os ambientes de Marketing englobam  os fatores externos (de mercado) ou internos (da empresa) que influenciam nos negócios, é importante se atentar a necessidade de ter uma vantagem competitiva  gerando experiência para o Cliente Final. 

O microambiente é tudo aquilo que é fator de influência interno da sua empresa. Está ligado diretamente ao fator competitivo já que você é quem tem controle de cada ambiente que compõe este sistema. O sucesso de uma estratégia de marketing não depende apenas dos profissionais da área, mas depende também dos clientes, por isso, a diferenciação a partir da experiência do cliente se faz necessária.

 

Para oferecer um bom atendimento ao cliente, precisa-se levar em consideração alguns pontos:

 

1 – Entenda o público-alvo

É preciso entender o que ele busca e estar consciente do motivo que o levou a entrar em contato. Por isso, faça perguntas, investigue e coloque-se no lugar dele para ter uma visão ampla do que precisa e deseja. Isso certamente facilitará na hora de encontrar as melhores soluções para resolver suas dores, tornando-os satisfeitos com seus serviços.

 

2 – Demonstre boa vontade

Os responsáveis pelo atendimento precisam ter boa vontade em compreender e resolver o problema do consumidor.

 

3 – Aplique a comunicação S.C.O.T.

De acordo com os preceitos desta técnica, um bom atendimento ao cliente deve ter como base quatro elementos (que formam a sigla):

 

Segurança: é preciso estar seguro sobre o que se está vendendo. Assim, os funcionários precisam conhecer bem o produto ou serviço, saber quem é o público-alvo e compreender a filosofia da empresa.

Clareza: quando se fala de forma clara e com propriedade sobre o negócio da empresa, aumenta-se a confiança que os clientes depositam no seu negócio. O resultado é que eles desenvolvem mais interesse e desejo em efetuar a compra e manter o relacionamento.

Objetividade: ser objetivo é fundamental neste processo e é a consequência de uma comunicação clara. Essa característica faz com que o cliente não se sinta enrolado pelo famoso “papo de vendedor” e tenha mais segurança na hora da compra.

Transparência: realizar uma abordagem honesta com informações claras e coesas é uma forma de valorizar e respeitar os consumidores. Isso é indispensável no relacionamento entre eles e sua empresa.

4 – Adapte sua comunicação ao seu público

Essa informação é essencial para dizer como deve ser a comunicação da sua empresa com ele. E isso inclui os canais de atendimento e a linguagem utilizada.

5 – Acompanhe seu cliente

Acompanhe a situação do seu cliente até que o problema seja completamente resolvido.

6  – Treine seus colaboradores

Para conseguir colocar em prática as cinco dicas que demos até agora sobre como fazer um bom atendimento ao cliente, é necessário que os funcionários responsáveis estejam preparados para a tarefa. 

7 – Facilite o contato com sua empresa

Telefone, e-mail, formulários no site e redes sociais. Com o fácil acesso aos ambientes digitais, novas formas de contato surgiram, encurtando o caminho entre uma empresa e o consumidor. Veja quais são os canais importantes para seu público-alvo e marque presença neles, respondendo a todas as mensagens enviadas.

Seguindo esses passos, a diferenciação por meio da experiência do cliente possibilitará que você ou sua empresa usufrua das possibilidades que o Marketing pode oferecer. 


 


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