Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A Educação na Era Digital

A Educação na Era Digital
Leandra Gomes Gonçalves
jan. 12 - 2 min de leitura
000

Não é correto definir Marketing Digital como algo separado do Marketing já conhecido, defendem Martha Gabriel e Rafael Kiso. Não temos vidas distintas on e off line. Como sempre, o Marketing precisa analisar o ambiente oferecendo uma melhor condução das estratégias para atingir seu público. Se os clientes utilizam os meios digitais, a estratégia precisa ser adaptada. Por isso, eles usam o termo Marketing na Era Digital que é o Marketing para os tempos atuais.

A convivência quase orgânica com a tecnologia também leva a questionamentos na área da Educação. Às vezes a escola esquece que as mídias digitais fazem parte da nossa vida. É necessária uma abordagem diferente, pois muitas crianças dominam as ferramentas tecnológicas e precisam desenvolver consciência crítica quanto aos conteúdos.

Alguns acreditam que o ideal é oferecer uma disciplina de Educação Midiática para essa abordagem acontecer. Seria ótimo! Porém, existe uma iniciativa muito interessante do Instituto Palavra Aberta chamada Educamídia, visando formar professores com foco na utilização da Educação Midiática como uma camada em todas as disciplinas. O raciocínio do programa é semelhante ao que a Martha Gabriel e o Rafael Kiso defendem quanto ao Marketing. O letramento midiático não deve ser considerado como responsabilidade de algumas disciplinas. Todos precisam se envolver. Seria o ensinar adaptado aos novos tempos, podendo ser chamado de Educação na Era Digital.

Em Ciências se esclarece as fake news que circulam no Whatsapp, a Matemática ajuda a compreender um gráfico divulgado na mídia, em Português é possível roteirizar um vídeo, em História dá para compreender as notícias atuais entendendo o passado. São muitas possibilidades já utilizadas pelos professores, mas sem consciência de que é Educação Midiática. Não tem como dividir o aluno em on e off line. Ele é único, tem acesso e precisa ser orientado para usar a internet da melhor forma.

Com certeza as aulas remotas aceleraram essa utilização das mídias. Vídeos no Youtube, conversas no Whatsapp, aulas por Meet, Classroom. Nesse cenário, iniciativas como da Educamídia tornam-se cada vez mais necessárias.

A boa notícia é que várias habilidades de Educação Midiática estão presentes BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Isso significa que estão previstas para serem trabalhadas na educação básica. Estamos no caminho certo!

Imagem: Kelly Sikkema on Unsplash


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você