[ editar artigo]

A importância do Preço no Marketing Mix

A importância do Preço no Marketing Mix

Muito já se falou a respeito dos 8Ps, 5Ps, mas a verdade é que temos 4 componentes essenciais no Marketing, são eles:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção

Com o desenvolvimento do Marketing em ambiente digital, os 4Ps conceitualmente permanecem iguais, mas taticamente vêm sendo alterados.

Estrategicamente, há uma maior obsessão pelos clientes, um claro senso de consumidores-alvo e de atender as suas necessidades além do desenvolvimento de estratégias claras para satisfazer as respectivas necessidades e de buscar a sua fidelização.

Quando nos referimos ao preço, devemos ter em mente que se trata do valor justo atribuído à posse de um bem ou serviço.

O valor justo está intimamente relacionado à percepção de valor gerada pela marca ou empresa em determinado público.

Preço é o "P" mais flexível de todos, ele define as condições básicas pelas quais o vendedor e o comprador estão dispostos a realizar a troca. 

Além disso, ele é um elemento fundamental na determinação da participação de mercado e na lucratividade da empresa. Enfim, o preço possui uma alta relação com a percepção de qualidade.

Existem 4 componentes principais na composição do preço:

  • Aplicabilidade e necessidade do produto: indicam que quanto maior a demanda maior a relevância do produto oferecido, maior valor agregado e maior o preço.
  • Relação custo-benefício: quanto mais evidentes os benefícios, ainda que intangíveis, maior a percepção de valor e interesse pelo produto.
  • Capacidade de Compra: uma vez que existe a necessidade e o desejo, a capacidade de compra deve estar presente para caracterizar a demanda pelo produto em questão.
  • Status pelo uso do produto: muitas vezes a marca gera valor referente ao status que se atinge ao adquirir o produto.

Podemos concluir que ao ofertar um produto é essencial entendermos que antes de revelar o preço, devemos revelar o valor agregado, pois dessa forma a percepção de valor é gerada antes mesmo de surgir sequer uma objeção na mente do nosso consumidor.

Marketing na Era Digital
Karina Aparicio
Karina Aparicio Seguir

Eu sou Karina Aparicio, moro há 10 anos na Flórida. Atuei no mundo corporativo (EUA), no setor de Endomarketing para Empresa de Logística e Supply Chain. Hoje sou consultora e mentora de empreendedoras iniciantes em Marketing em ambiente Digital.

Ler conteúdo completo
Indicados para você