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A importância do Preço no Marketing Mix

A importância do Preço no Marketing Mix
Karina Aparicio
ago. 26 - 2 min de leitura
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Muito já se falou a respeito dos 8Ps, 5Ps, mas a verdade é que temos 4 componentes essenciais no Marketing, são eles:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção

Com o desenvolvimento do Marketing em ambiente digital, os 4Ps conceitualmente permanecem iguais, mas taticamente vêm sendo alterados.

Estrategicamente, há uma maior obsessão pelos clientes, um claro senso de consumidores-alvo e de atender as suas necessidades além do desenvolvimento de estratégias claras para satisfazer as respectivas necessidades e de buscar a sua fidelização.

Quando nos referimos ao preço, devemos ter em mente que se trata do valor justo atribuído à posse de um bem ou serviço.

O valor justo está intimamente relacionado à percepção de valor gerada pela marca ou empresa em determinado público.

Preço é o "P" mais flexível de todos, ele define as condições básicas pelas quais o vendedor e o comprador estão dispostos a realizar a troca. 

Além disso, ele é um elemento fundamental na determinação da participação de mercado e na lucratividade da empresa. Enfim, o preço possui uma alta relação com a percepção de qualidade.

Existem 4 componentes principais na composição do preço:

  • Aplicabilidade e necessidade do produto: indicam que quanto maior a demanda maior a relevância do produto oferecido, maior valor agregado e maior o preço.
  • Relação custo-benefício: quanto mais evidentes os benefícios, ainda que intangíveis, maior a percepção de valor e interesse pelo produto.
  • Capacidade de Compra: uma vez que existe a necessidade e o desejo, a capacidade de compra deve estar presente para caracterizar a demanda pelo produto em questão.
  • Status pelo uso do produto: muitas vezes a marca gera valor referente ao status que se atinge ao adquirir o produto.

Podemos concluir que ao ofertar um produto é essencial entendermos que antes de revelar o preço, devemos revelar o valor agregado, pois dessa forma a percepção de valor é gerada antes mesmo de surgir sequer uma objeção na mente do nosso consumidor.


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