Muito já se falou a respeito dos 8Ps, 5Ps, mas a verdade é que temos 4 componentes essenciais no Marketing, são eles:
- Produto;
- Preço;
- Praça;
- Promoção
Com o desenvolvimento do Marketing em ambiente digital, os 4Ps conceitualmente permanecem iguais, mas taticamente vêm sendo alterados.
Estrategicamente, há uma maior obsessão pelos clientes, um claro senso de consumidores-alvo e de atender as suas necessidades além do desenvolvimento de estratégias claras para satisfazer as respectivas necessidades e de buscar a sua fidelização.
Quando nos referimos ao preço, devemos ter em mente que se trata do valor justo atribuído à posse de um bem ou serviço.
O valor justo está intimamente relacionado à percepção de valor gerada pela marca ou empresa em determinado público.
Preço é o "P" mais flexível de todos, ele define as condições básicas pelas quais o vendedor e o comprador estão dispostos a realizar a troca.
Além disso, ele é um elemento fundamental na determinação da participação de mercado e na lucratividade da empresa. Enfim, o preço possui uma alta relação com a percepção de qualidade.
Existem 4 componentes principais na composição do preço:
- Aplicabilidade e necessidade do produto: indicam que quanto maior a demanda maior a relevância do produto oferecido, maior valor agregado e maior o preço.
- Relação custo-benefício: quanto mais evidentes os benefícios, ainda que intangíveis, maior a percepção de valor e interesse pelo produto.
- Capacidade de Compra: uma vez que existe a necessidade e o desejo, a capacidade de compra deve estar presente para caracterizar a demanda pelo produto em questão.
- Status pelo uso do produto: muitas vezes a marca gera valor referente ao status que se atinge ao adquirir o produto.
Podemos concluir que ao ofertar um produto é essencial entendermos que antes de revelar o preço, devemos revelar o valor agregado, pois dessa forma a percepção de valor é gerada antes mesmo de surgir sequer uma objeção na mente do nosso consumidor.