Nós profissionais de marketing trabalhamos intensamente para satisfazer as necessidades de nossos consumidores em troca de um produto ou serviço.
Como explicar o mercado de luxo? O que faz as pessoas pagarem tão caro por bens que tem modelos semelhantes bem mais baratos. Essa pergunta, de forma silenciosa, me faço todos os dias no segmento de carros, no qual atuo.
Mercedes-Benz, BMW, Lexus, Porsche, Lamborghini, o que fascina tanto as pessoas a ponto de pagarem fortunas por um produto, que a necessidade básica é o transporte de um lugar para outro?
Todas essas marcas acima citadas tem um produto único, de qualidade, com detalhes especiais, personalizados, que agregam à imagem da pessoa que os compra vários atributos:
- Exclusividade
- Tradição
- Hedonismo, ou seja, dedicação ao prazer como estilo de vida.
- Status Social
- Valorização Pessoal
Se o marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação dos desejos, compreender todos os desejos humanos citados acima é essencial para conseguir trabalhar em marketing de bens e serviços de luxo.
Pra mim é instigante e desafiador todos os dias. Compreender o comportamento humano, tão diferente da minha realidade, é imprescindível para conseguir montar estratégias vencedores nesse segmento, que se diferencie de outras marcas de luxo.