[ editar artigo]

A sutil arte de colaborar!

A sutil arte de colaborar!

Olá, meu nome é João, estou um pouco atrasado por aqui, comecei o curso há poucos dias, assim como comecei a trabalhar e colaborar com marketing muito recentemente. Sou acadêmico de publicidade e propaganda, natural do interior, me mudei para uma cidade grande para poder fazer faculdade e poder crescer pessoalmente e principalmente profissionalmente. 

Em meio a isso tudo fui contratado para trabalhar em um laboratório ótico de uma empresa de varejo de Caxias do Sul, a Pioner Joalheria e Ótica. Trabalhei durante 1 ano e meio dentro do setor em que fui contratado e depois de muito trabalho consegui ser visto como um potencial profissional de marketing e aí veio a promoção.

Ok João, mas o texto era sobre ambiente de marketing, não precisa fazer biografia. Calma, estou chegando lá! Quando eu assumi o Marketing da empresa, aquele setor estava literalmente uma completa bagunça. A empresa vivia em cima de mentiras confortáveis como: “o nosso público é 50+, o Facebook é a única rede social que funciona”, “eu sei fazer, não preciso de ajuda”, e assim uma empresa de 50 anos de história com 5 filiais continuava estagnada no tempo com um potencial astronômico guardado em suas gavetas cheias de anotações e ideias sem execuções.

Uma empresa com pensamento inovador, disponível para mudança, e isso eu digo desde a cabeça dos diretores, com potencial gigantesco de marca, com conhecimento de mercado, anos de conhecimento de público, o que faltava era apenas colaboração. Como o meu colaborador que trabalha no laboratório ótico pode compartilhar conhecimentos com seu gerente? Conversando. A decisão sábia da empresa de buscar dentro de suas paredes um profissional capacitado trouxe oportunidades para ambos os lados.

Assim, eu como profissional que tem vivência dentro da empresa, conhece setores, pessoas, forças e fraquezas pude compartilhar com um gestor que tem toda a minha vivência, e de bônus, anos e anos de prática em uma área que não é a comunicação. E como isso pode dar certo? Colaboração, a arte de buscar o conhecimento no seu igual.

Nada acontece de repente e isso é fato, uma grande mudança traz com ela grandes desafios e nesse caso o maior deles é mudar a cultura de uma empresa que se acostumou com um relatório de engajamento no Word com resultados manipulados, a ter um marketing que gera vendas, que traz resultados visíveis e que é acima de tudo colaborativo, aonde não apenas uma pessoa, mas a empresa inteira pode colaborar com o marketing. As consultoras que tem contato direto com o cliente, o gerente que entende as dores comerciais de seus colaboradores e de seu PDV, do administrativo que é uma das engrenagens principais para que uma empresa funcione, da gestão que busca a inovação tecnológica e digital e de um profissional de marketing capaz de integrar tudo isso a favor da empresa.

Assim em um cenário de complexidade eu preciso colaborar com o meu igual, para que juntos possamos compartilhar conhecimentos e atingirmos o objetivo maior, independente de qual for. Inteligência coletiva funciona apenas no coletivo, lembre-se disso.

 

Marketing na Era Digital
Ler conteúdo completo
Indicados para você