Quando ouvir sobre acessibilidade digital, logo pensei que a adaptação seria para pessas que são portadoras de algum tipo de deficiencia, seja ela visual, auditiva ou motora.
Estudando no curso de Marketing na Era digital, o tema foi muito aprofundado e ampliou meus pensamos e é isso que gostaria de compartilhar com vocês.
Acessibilidade digital não é feita apenas para pessoas com deficiência!
Pelo contrário, acessibilidade digital é sobre fornecer acesso, - independente da sua capacidade, idade ou deficiência, para qualquer pessoa.
Acessibilidade digital significa que as pessoas com deficiência também usam a web, todos usam web!
Para torná-la acessível é preciso utilizar uma série de recursos que possibilitam que essas pessoas possam perceber, navegar, interagir e contribuir na web. É o respeito a diversidade e inclusão de usuários que estão na internet e o direito a informação.
Aprendi também que é LEI no Brasil, desde 2006 e está no Artigo 63. Sim, é obrigatoriamente em páginas web de organizações que tenham representação.
Dados do Censo/2010 (uma operação censitária realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 45 milhões de brasileiros com deficiência e outros públicos como idosos, analfabetos funcionais, imigrantes digitais.
Aprofundando, acredito que com todas as adaptações, tudo melhora com a acessibilidade! O seu site poderá carregar mais rápido, bom posicionamento nas buscas orgânicas, mais intuitivo e de fácil interação. Para um e-commerce, por exemplo, isso poderá ampliar a força da venda/mercado.
E claro, sempre precisando ir além pois a acessibilidade precisa ser para a vida, tanto digital quanto online! Faz bem para a sociedade, pois gera inclusão.