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Adaptabilidade do Marketing ao MuVUCA

Adaptabilidade do Marketing ao MuVUCA

Meu conceito para Marketing seria, uma atividade promovida por pessoas e instituições para criar, comunicar, distribuir, entregar e gerenciar produtos e serviços por meio de uma troca ou transação, que sejam capazes de oferecerem uma percepção de valor.

Conceituar marketing na atualidade do MuVUCA (Mundo VUCA e a constante evolução do ambiente), leva a conceitos complexos e ambíguos. Podemos ficar por dias e horas a discutir o melhor ou o mais adequado, o fato é que talvez no momento em que chegar a um denominador comum, possivelmente o conceito já tenha perdido seu “timing”.

A ambiguidade da conceituação do termo se caracteriza e fundamenta pelas constantes evoluções nas necessidades, desejos e demandas do ambiente, e se fizermos uma analogia da evolução do conceito de marketing temos Teodore Levitt, 1980 apresentando o conceito na qual “a essência era atrair e manter o cliente”, Raimar Richards, 1981 defendia que “a intenção do marketing e entender para atender o mercado”, a Associação Americana de Marketing, 1988, definiu marketing como “um processo pelo qual se planeja a fixação do preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços que estimulam trocas”, já Peter Drucker, 1992 fundamentou seu conceito de que “...pode se presumir que a meta do marketing é tornar a venda supérflua...”, Philip Kotler, 2000, considerou marketing como um “processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtém aquilo de que necessitam...", Michael Mcdonald, 2008 considerou “satisfazer às necessidades de clientes” e novamente em 2009 a Associação Americana de Marketing atualizou seu conceito para “Marketing é entregar valor e gerenciar relacionamentos”.

Quanto a complexidade do termo, pode-se dizer que marketing aborda uma multidisciplinaridade, uma vez que em sua funcionalidade apropria-se de diversas áreas de conhecimento como podemos perceber em alguns nos conceitos citados acima:  

  • “A essência era atrair e manter o cliente”; “satisfazer às necessidades de clientes”; “...pode se presumir que a meta do marketing é tornar a venda supérflua...” (Psicologia e Sociologia)
  • “A intenção do marketing e entender para atender o mercado” (Antropologia, Sociologia, Economia, Estatística, Teoria das Organizações etc.)
  • “Um processo pelo qual se planeja a fixação do preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços que estimulam trocas” (Economia, Finanças, Geografia, Semiótica, Inovação etc.)
  • Processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam..., (Sociologia, História, Psicologia, Antropologia)
  • “Marketing é entregar valor e gerenciar relacionamentos”. (Psicologia e Sociologia)

Então se o conceito e influenciado por estes dois fatores a ambiguidade e a complexidade, qual seria o conceito ideal para marketing?

Sugiro adotar aquele que se mais adapta ao momento, ao cenário, a função e principalmente aos objetivos, contudo lembre-se marketing, sempre foi marketing, na sua essência, simples e puro!

SANTOS.LM, 2015, Fundamentos de marketing, aula Programa de Desenvolvimento de Dirigentes FDC.

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Marketing na Era Digital
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