Empresas novas e digitais como Airbnb, Uber e Netflix, nasceram na era digital, o que nos faz pensar em como os mercados mais tradicionais vão se posicionar diante de um mercado em constante transformação digital. Mudanças na economia e principalmente no comportamento dos consumidores, afetam diretamente o modo como as empresas conduzem seus negócios, “obrigando-as” a enxergar as vantagens e possibilidades de trabalhar com o digital.
Nesse artigo, falo especificamente do mercado imobiliário, marcado pela burocracia, complexidade de venda, uma infinidade de documentações, e a mais velha e tradicional fórmula de negociação entre corretores (o pavor dos clientes) e clientes.
A mudança no comportamento de busca dos consumidores no ambiente digital, tem afetado diretamente o modo como hoje se vende imóveis. Basta analisar os hábitos de consumo de internet atuais (cenário da pandemia).
Já não basta mais ter um site bonito e criar estratégias superficiais nas redes sociais, quando a camada burocrática e complexa da venda é mantida. Chegou a hora das empresas buscarem diferenciação e maneiras de ampliar a experiência do cliente.
A transformação assusta grande parte das empresas que não acompanham a evolução das tecnologias, algumas (muitas...rs) simplesmente quebraram, enquanto outras, passaram a entender que dentro da transformação digital existem infinitas possibilidades de realizar quase todo o processo de venda online de imóveis. O que é comprovado em muitas novas soluções já aplicadas no setor imobiliário. Veja algumas:
Assinaturas digitais
O processo de decisão de compra de um imóvel já é longo por natureza. O ciclo de compra de um imóvel pode durar semanas, meses e até anos. Além disso, o “coitado” ainda tem de enfrentar um outro processo: a assinatura presencial do contrato.
Com a transformação digital, surgiram as assinaturas digitais, soluções práticas e ágeis, tratando da negociação por meio de e-mails de forma simples e com menos dores de cabeça para o clientes e para a empresa.
QR Codes em anúncios offline
Um exemplo simples dessa aplicação é que o usuário que encontrou uma oferta de um imóvel em um outdoor pode ser direcionado pelo QR Code a uma página com imagens 360º do apartamento, de forma rápida e interativa, aprimorando consideravelmente a experiência do consumidor, tornando o processo mais confortável uma vez que o cliente pode fazer um tour virtual de qualquer lugar.
Chatbot e IA
Temos ainda a utilização de robôs virtuais cada vez mais inteligentes que melhoram o relacionamento e a experiência do clientes com os canais digitais. Essas tecnologias agilizam e automatizam contatos, reuniões e agendamentos de visitas, além de melhorar o atendimento do lead reduzindo o TMA (tempo médio de atendimento) e reduzindo o custo de pessoal.
Indo mais além do atendimento, os chatbots podem ser utilizados para nutrição e qualificação dos leads. Através da conversa do lead com o bot é possível entender suas necessidades e preferências. E após essa qualificação, o próprio chatbot seleciona as opções ideais, envia as imagens do produto e agenda as visitas com realidade virtual.
Realidade virtual e imagens 360º
Com a utilização de realidade virtual, as empresas já conseguem oferecer, visitas virtuais dentro de um apartamento. O que gera valor ao usuário, visto que se trata de uma experiência tecnológica diferenciada e impactante. A humanização dos ambientes, personaliza a experiência e permite que o usuário se sinta mais “em casa”.
Smart City
Sim, elas já existem! E são fruto de uma sociedade que cada vez mais respira inovação e tecnologia a favor da vida em sociedade.
Por fim, diante de um mercado tão engessado como o imobiliário, o setor precisa entender como as tecnologias podem atuar nos processos de forma muito positiva e como a tecnologia pode potencializar a experiência dos clientes de forma extraordinária, afinal, a tecnologia já faz parte da nossa rotina pessoal, e é bastante limitado não pensá-la de forma profissional.