No último ano, devido a propagação do novo coronavírus, que ocasionou uma pandemia global, muitos setores empresariais sofreram um colapso em suas estruturas, cada departamento e instituição teve que se reinventar para poder continuar de portas abertas e atendendo seus clientes. Não foi diferente com o ambiente de marketing, onde o Micro e o Macro ambiente se colidiram, formando uma questão homogênea, de modo que os impactos externos refletiram e refletem diretamente com os impactos internos de uma empresa.
Com determinação da quarentena e isolamento social, as pessoas em geral começaram a adquirir outros tipos de necessidades, que reflete diretamente em seu comportamento e cultura, as pessoas começaram a pesquisar mais. Com mais tempo em casa, passaram a preocupar e comparar o melhor atendimento e serviço, uma vez que não se pode mais sair de casa com tanta frequência, serviços como de delivery e sistemas de entrega tiveram um aumento considerável no mercado, trabalhando em casa, o aumento em produtos de informática e aperfeiçoamento tiveram maior procura, além de departamentos como casa, decoração e construção.
Por outro lado, muitos outros setores como de atividades artísticas, criativas, culturais e de transporte, foram mais atingidos ao longo da pandemia. Com isso podemos analisar que o Ambiente de Marketing está em constante mudança a foto momento, todos os fatores, globais ou internos, de alguma forma, impactam na vida e no comportamento de nossos clientes. Cabe às instituições adotarem uma postura firme e se adentrarem a essas mudanças, de modo que observe e adapte suas oportunidades e ameaças.
Qual será a próxima mudança desse ambiente?