A analise SWOT é uma ferramenta de marketing que pode ser utilizada antes ou depois que um produto ou serviço já está no mercado. Ela ajuda no planejamento e definição de Planos de ação específicos para melhorar o desempenho do produto ou serviço.
Neste estudo de caso, ela foi utilizada para o futuro lançamento de um site de notícias, onde o leitor irá encontrar informações sobre o mercado imobiliário e como organizar sua residência e harmonizar a convivência familiar.
Ambiente Interno (variáveis controláveis)
FORÇAS
Recursos Humanos (Capital Humano):Competência qualificada para a produção do principal produto: noticias
Fornecedores:São aqueles que serão contratados para desenvolver a parte tecnológica. Como estamos no começo das operações, prematura avaliação.
Público com os quais nos relacionamos: assessores de imprensa e pessoas físicas (personagens das matérias que não tem assessorias)
Público-alvo: Classe econômica: A, B e C. Faixa etária: acima dos 25 anos.
Sexo: ambos os sexos. Nível de escolaridade: ensino superior
O Persona: indivíduos adultos que são responsáveis em administrar a residência independentemente se o espaço é alugado, comprado; apartamento ou casa. Esta Persona tem como “dor/angústia” todas as preocupações em administrar e harmonizar o ambiente da casa, seja um morador solitário ou em família. Ao se identificar com as reportagens do site, ele poderá se tornar inclusive o Promotor do site.
FRAQUEZAS
Recursos Financeiros:Limitação escassa
Conhecimento tecnológico: Não possuímos para assumirmos a arquitetura do site.
Concorrência: Ainda não foi pesquisado quem são os nossos principais concorrentes
Área Comercial: Ter um Planejamento para definir:
Patrocinadores, Anúncios, Classificados (podemos ter classificados de imóveis?)
Área Marketing: Definir a estratégia de divulgação/propaganda.
OPORTUNIDADES
Ambiente externo (incontroláveis)
Cultural: Os leitores estão procurando informação para eliminar suas dúvidas sobre sua casa, família, corpo e mente consultando principalmente a internet.
AMEAÇAS
Política econômica, Redução de investimentos das empresas em divulgação de suas marcas e Política LGPD.
Tecnológicas: Falta de habilidade em SEO e na LGPD
Após a análise swot foi possível apontar Fraquezas que deverão ser eliminadas ou minimizadas através de um Plano de ação específico para cada “ponto fraco”, com definição de responsabilidades e prazos para retornarem a serem avaliadas.
Em relação às Ameaças, variáveis não controladas por nós, mas que devem ser monitoradas para evitarmos “sustos”, essas também merecem um Plano de ação para cada uma delas. Neste caso, a LGPD em vigor exige a assessoria especializada para evitar futuros processos na justiça.
Entre as Ameaças a falta de conhecimento e habilidade em SEO pode prejudicar muito o futuro do site de notícias, pois apesar de primar pela qualidade da apuração das informações e elaboração do texto o “produto” pode não ficar disponível para um número de leitores suficientes para atrair investidores ao site.
O site precisa ter um crescimento orgânico, uma boa frequência e converter para leitores que se tornem promotores do nosso site. O investimento em marketing digital será imprescindível utilizando as estratégias de link building, influenciadores entre outros.
Para concluir a analise SWOT, portanto é uma ferramenta que deve ser construída pelo empreendedor para minimizar seus riscos e potencializar suas forças no mercado onde pretende atuar.