“Games e Marketing” foi o tema desta semana com Mitikazu Lisboa, empreendedor de tecnologia, CEO da Hive Martech Inovação, palestrante de tecnologia, Professor na ESPM, Entusiasta de Educação e Aprendizagem Digital.
“O Game Marketing é uma estratégia focada na divulgação de uma empresa, produto ou serviço por meio de jogos. Assim como é feito em filmes e séries de TV, a promoção por meio dos populares videogames pode ser extremamente vantajosa para as marcas.” Rock Content
O mercado de games é bastante expressivo e movimentou US $159 bilhões de dólares, somente em 2020. (Fonte: Reuters 2020)
E quais as oportunidades do setor para o marketing?
O segmento de jogos eletrônicos e videogames é alternativa em potencial para a comunicação de marca. O novo grande ambiente e ecossistema a ser explorado pelas marcas.
No território nacional, o mercado de Games no Brasil apresenta crescimento de quase 140% de faturamento.(Marketing & Games)
Alguns cases de gamificação realizados:
Starbucks
Heineken
Domino’s
Dropbox
Temos que entender que o mercado é composto por pessoas e a linha do tempo da humanidade é modificada, de acordo com o padrão de consumo existente das novas gerações que vivem na sociedade. Neste sentido, Mitikazu mostrou quais são os interesses dos jovens atualmente:
Portanto, é relevante que as marcas se adequem ao padrão de consumo e criem estratégias de relacionamento com este perfil crescente, como:
Gamification (aplicação de mecânicas utilizadas em jogos para estimular e engajar colaboradores e consumidores. Realizar tarefas por meio da motivação, auxiliando a produtividade e a jornada de compra do cliente);
E-Sports (Competição de Jogos);
Streaming (profissional responsável por transmitir vídeos ao vivo na Internet. É possível, por exemplo, ter uma carreira com as lives, que também gera oportunidade para ganhar dinheiro. São plataformas como YouTube, NimoTV, Twitch TV, Mixer, Facebook Gaming, etc).
Outro case recente com realidade aumentada, é do Pizza Hut que lançou jogo Pac-Man nas caixas de pizzas. O game pode ser lido em smartphones a partir de QR Code disponível nas caixas da Pizza Hut.
Para quem tiver mais interesse em aprendizagem acerca do tema, a ESPM contribui bastante com iniciativas voltadas para este mercado:
ESPM Game Lab - Laboratório experimental com espaço para pesquisa e experimentação lúdica por meio de jogos (uma junção de Game Design, Linguagem, Marketing e Comunicação): Game Lab ESPM (@gamelab_espm) Fotos e vídeos do Instagram
Curso de Gamification: Game Marketing e Gamificação - que ensina os principais conceitos, modus operandi do mercado de games e oportunidades de negócios, além do entretenimento: Gamification: Game Marketing e Gameficação - ESPM
Pós-Graduação em Gamificação Aplicada às Plataformas Digitais - auxiliando no aprofundamento da área de gamificação, com o entendimento dos elementos de gamificação: pontos, níveis e realizações (condecorações). Aplicação dos conceitos de gamificação em diversas áreas e contextos (profissional ou educacional). Além da customização e desenvolvimento de plataformas aplicadas aos treinamentos internos, lançamento de novos produtos, otimização de vendas e de programas de fidelização: Pós-Graduação em Gamificação Aplicada às Plataformas Digitais - ESPM