Sentimentos e emoções
são fundamentais para a experiência humana, moldando nossa autopercepção,
tomada de decisões e interações sociais. A capacidade de sentir e expressar
emoções é o que nos torna empáticos, vulneráveis, compassivos e conectados uns
com os outros.
Embora a IA não possa
replicar verdadeiramente as emoções humanas, ela desempenha um papel
significativo em muitos aspectos de nossas vidas, podendo automatizar tarefas
repetitivas e cognitivamente intensivas, liberando tempo e recursos para que os
humanos se concentrem em áreas que exigem habilidades emocionais.
Nós humanos não temos
que competir com as máquinas e tentarmos ser Robos, temos que focar na parte
humana.
Na parte de sentimentos, que vão encantar os humanos e nos focar na parte estratégica e criativa.
Nós devemos fazer
ajustes nas estratégias, analisar e modificar o que necessário, usando a
criatividade em cima da IA pra isso.
Devemos encarar esse momento sem medo de sermos substituídos, buscando nos preparar para as novas competências e otimizar tarefas e profissões. Assim, poderemos usufruir plenamente desta era de avanços tecnológicos, equilibrando o potencial da tecnologia com a essência da experiência humana.