Como você interage com seus amigos e colegas de trabalho nos dias de hoje? Como você se mantém informado atualmente?
Hoje, conseguimos estar conectados com pessoas e empresas 24 horas por dia, podemos fazer compras durante a madrugada ou acompanhar a rotina de um amigo que mora em outra cidade pelas redes sociais.
Podemos promover uma reunião virtual com pessoas que estão em diferentes lugares no mundo e nos atualizar sobre as notícias a qualquer momento.
A possiblidade de estar conectado a todo momento mudou a forma como nos relacionamos, consumimos, estudamos e trabalhamos. Após a pandemia da Covid-19 essa conexão virtual constante ficou ainda mais presente e acelerou a mudança de comportamentos.
O termo VUCA, criado pelo o exército americano na década de 80, que descreve o mundo como volátil, incerto, complexo e ambíguo, mais uma vez se mostrou uma realidade, o mundo se tornou ainda mais acelerado e frágil, ganhando em 2020 durante a pandemia do Coronavírus, um novo acrónimo, criado por uma antropólogo, para descrevê-lo o termo BANI, que significa frágil, ansioso, não linear e incompreensível.
Os dois conceitos têm em comum a incerteza provocada pela agilidade com a qual o mundo se transforma, mudando a maneira de se relacionar das pessoas e em consequência o ambiente de marketing.
O ambiente em que vivemos se transforma constantemente, e nós, os profissionais de marketing, precisamos estar atentos ao impacto dessas mudanças em nossas vidas e principalmente na forma como os negócios e as pessoas se relacionam, para entender suas necessidades e problemas e como podemos proporcionar soluções eficazes para eles.
Mas como acompanhar todas essas mudanças e promover boas experiências na velocidade que o mundo nos exige hoje?
Com todas as novas tecnologias, volatilidade de informações e agilidade de mudanças, a única certeza que temos é que tudo está em constante transformação. E que para acompanhar tudo é preciso ter resiliência e trabalhar em colaboração, ouvir os clientes, parceiros e ter foco ao acompanhar as notícias das áreas de interesse podem ser excelentes fontes de apoio para se manter inovador e sobreviver em um mercado mutável.