O que é retargeting?
Já pesquisou sobre algum produto na internet e quando entrou em suas redes sociais se deparou com o anúncio daquele mesmo produto ou de um semelhante?! Pois é, você foi alvo de uma estratégia de Retargeting! Explicando de forma mais ampla, de acordo com Resultados Digitais, trata-se de:
Retargeting vem do inglês “target”, que significa “alvo”. Ou seja, a ideia do retargeting é impactar mais de uma vez a mesma pessoa, com os anúncios que o usuário vê após a primeira busca pelo tema, uma determinada página visitada ou outro tipo de interação.
É usado para criar anúncios com base em pesquisas já realizadas no ambiente digital. O método age como se estivesse seguindo o visitante em páginas na internet e nas redes sociais, reapresentando o anúncio ou com um semelhante.
Muitas pessoas confundem o termo com o remarketing, mas na verdade são praticamente as mesmas coisas. O próprio Google chama de remarketing sua ferramenta de retargeting. Acompanhe seu conceito segundo a Resultados Digitais:
Técnica de publicidade online que exibe anúncios para usuários que já tiveram contato com a marca, como acesso ao site. Para criar as listas de Remarketing com a audiência desejada, é necessário incluir um código no site, disponibilizado pelas plataformas, como Google Ads e Facebook Ads.
Alguns autores costumam associar também a técnica de remarketing mais as estratégias de e-mail marketing. Um exemplo, é quando você recebe aquela velha mensagem da loja: ‘’Parece que você esqueceu um produto no carrinho’’.
Criando estratégia de retargeting no Facebook
Primeiramente, é necessário ter o pixel do Facebook instalado no seu site para alcançar os visitantes. Aprenda na prática:
O uso dessa técnica no Facebook é ótimo para aumentar a taxa de conversão (otimizar resultados das estratégias de marketing digital) das suas campanhas. Conheça mais vantagens:
- Aumento de leads – realize anúncios para gerar leads por meio do engajamento da sua própria página. Por exemplo, com descontos usando cadastro de informações dos prospects (clientes potenciais);
- Revender para os atuais clientes – nada como criar estratégia para quem já é cliente, afinal, esse grupo já confia no seu trabalho. Daí, então, divulgar anúncio com novos produtos, similares ou convenientes a primeira compra;
- Alcançar sua base de seguidores – é válido focar em quem já gosta do seu conteúdo, abrindo melhor a possibilidade de conquistar o cliente e em gastar menos para investir em campanha.
É fundamental ter os anúncios de retargeting no Facebook sempre atualizados, pois é importante não prejudicar a experiência de compra do consumidor e nem, desta forma, acabar queimando a imagem da sua marca. Como, quando o consumidor se depara com páginas fora do ar, itens esgotados, promoções vencidas, anúncios de produtos já adquiridos, etc.
Confira o passo a passo para desenvolvimento dessa estratégia:
https://www.jivochat.com.br/blog/marketing/retargeting-no-facebook-como-fazer.html
Após todas essas dicas, agora é só focar em como otimizar os resultados das suas campanhas.
Referências
Imagem Facebook: direitos reservados
https://resultadosdigitais.com.br/blog/remarketing-google-ads/#:~:text=Remarketing%20%C3%A9%20uma%20t%C3%A9cnica%20de,Google%20Ads%20e%20Facebook%20Ads.