Fazemos estratégias para tudo na vida, não é mesmo? Muitas vezes elas são inconscientes, como o planejamento de uma viagem, um final de semana, uma reunião, entre outros. E que tal usarmos um método para colocar em prática as estratégias para o nosso dia-a-dia?
A análise SWOT ou FOFA veio para termos uma visão macro do ambiente e aplicarmos em todas as áreas de nossa vida, melhorando as estratégias a serem adotadas.
Na empresa, ela pode auxiliar na análise dos concorrentes, do seu nicho de mercado, trazendo diversos benefícios para a organização.
Mas lembre-se, ela precisa ser feita com atenção e honestidade, pois pode impactar nas decisões estratégicas, para o presente ou até mesmo para uma futuro.
Calmaaaaa!! Eu sei que pode ser difícil, mas se não praticarmos não teremos pensamentos assertivos e estratégicos! Bora começar?
- Quando usamos a análise SWOT ou FOFA?
Usamos sempre nas primeiras etapas do nosso planejamento, quando surgir um novo produto, projeto e por aí vai, essa é a hora de aplicar a análise!
Ela ajudará a determinar as mudanças que precisam ser feitas e tornar os processos mais simples.
- Como elaboramos?
Simples, divida quatro partes colocando na parte superior, os pontos, fortes e fracos e na parte inferior, oportunidade e ameaça.
Fortes Fracos
Oportunidades Ameaças
Você pode fazer com post it, no papel ou usando algum modelo já pronto — ative sua criatividade.
Tenha um objetivo claro em mente, porque está criando a matriz SWOT?
Especifique em cada uma das quatros partes o objetivo, problema e a solução. Respondendo algumas perguntas conforme imagem:
fonte: Resumo da aula 2 e 3 - Marketing na era digital.
Crie as soluções!
Analisar os quatros componentes e começar a traçar as estratégias são fundamentais, resolvem os problemas e amplia os resultados.
Potencialize seus pontos fortes e oportunidades e resolva os fracos e as ameaças. Assim amplia a sua estratégia e obterá bons resultados!
Não esqueça! Depois da análise vem a açã.
E aí, bora praticar?
Boa ação!