“Estou com pressa. Estou com pressa”. Esta é uma das falas do Coelho, no filme Alice no País das Maravilhas. E, é assim que vivemos. Na pressa em acompanhar as últimas tendências tecnológicas, a experimentar uma plataforma digital que surgiu, a se adaptar a uma nova regra que passou a vigorar no google, a uma empresa que deixou de existir e outra que surgiu ressignificando o negócio. De repente, o coronavírus entra e impacta profundamente a vida das pessoas.
E como acompanhar tudo? Como ser mais assertivo no marketing? Como atender o outro e fazer com que queira o que estou oferecendo? Como fazer a troca que é a fundamentação do marketing?
O primeiro passo é parar. Sim. Quando você tem pressa, qualquer direção serve. No entanto, é necessário fazer uma parada estratégica para ter mais foco e clareza para ver o que interessa e agrega valor. Entender as tendências imediatas, as megatendências e como afetam o seu público e o seu negócio. Ter uma mentalidade digital para ir muito além e melhorar o que você já faz. Não brigue com as tecnologias. Use-as para entender a lógica e tirar o seu melhor, facilitando sua estratégia. Mas, não dá para fazer sozinho. Temos que somar. A colaboração complementa saberes. Busque parcerias que possam complementar o que você não sabe. Precisamos um dos outros para sobreviver.
Temos que entender que estamos misturados com o digital. As pessoas são on e off. Você é on e off! Certo?
O marketing tem que ir onde as pessoas estão, entender quem são, suas dores e prazeres, as tecnologias utilizadas e que produtos podem ser oferecidos. Use as tecnologias para facilitar o alcance e as entregas. Se diferencie oferecendo algo a mais, traga a humanidade, a emoção, a ética e a empatia.
Lembre-se: todos estão neste mundo rápido, volátil, incerto, complexo e ambíguo! E foi ativado o modo automático. As pessoas estão anestesiadas e sem emoção. Como entrar neste mundo e fazer com que prestem atenção no seu produto, negócio?
Simples e complexo. Entender para atender. Você pode criar soluções se entender as dores e os prazeres do seu público. Lembre-se, marketing é troca!
Não existe fórmula mágica! 7 passos para vender mais... 21 dias para mudar de hábitos e, por aí vai. Não acredite nas mentiras confortáveis. Não faça porque o outro está fazendo. Mantenha o foco. Não tenha pressa, mas seja ágil ao traçar o caminho. Faça a sua comunicação sob medida. Esteja atento às mudanças de comportamento do seu cliente e do mercado. Faça testes. Observe. Teste novamente. Viva um dia de cada vez.