[ editar artigo]

Como o marketing pode ser mais assertivo?

Como o marketing pode ser mais assertivo?

“Estou com pressa. Estou com pressa”. Esta é uma das falas do Coelho, no filme Alice no País das Maravilhas.  E, é assim que vivemos. Na pressa em acompanhar as últimas tendências tecnológicas, a experimentar uma plataforma digital que surgiu, a se adaptar a uma nova regra que passou a vigorar no google, a uma empresa que deixou de existir e outra que surgiu ressignificando o negócio. De repente, o coronavírus entra e impacta profundamente a vida das pessoas.  

E como acompanhar tudo? Como ser mais assertivo no marketing? Como atender o outro e fazer com que queira o que estou oferecendo? Como fazer a troca que é a fundamentação do marketing?

O primeiro passo é parar. Sim. Quando você tem pressa, qualquer direção serve. No entanto, é necessário fazer uma parada estratégica para ter mais foco e clareza para ver o que interessa e agrega valor. Entender as tendências imediatas, as megatendências e como afetam o seu público e o seu negócio. Ter uma mentalidade digital para ir muito além e melhorar o que você já faz. Não brigue com as tecnologias. Use-as para entender a lógica e tirar o seu melhor, facilitando sua estratégia. Mas, não dá para fazer sozinho. Temos que somar. A colaboração complementa saberes. Busque parcerias que possam complementar o que você não sabe. Precisamos um dos outros para sobreviver.

Temos que entender que estamos misturados com o digital. As pessoas são on e off. Você é on e off! Certo?

O marketing tem que ir onde as pessoas estão, entender quem são, suas dores e prazeres, as tecnologias utilizadas e que produtos podem ser oferecidos. Use as tecnologias para facilitar o alcance e as entregas. Se diferencie oferecendo algo a mais, traga a humanidade, a emoção, a ética e a empatia.

Lembre-se: todos estão neste mundo rápido, volátil, incerto, complexo e ambíguo! E foi ativado o modo automático. As pessoas estão anestesiadas e sem emoção. Como entrar neste mundo e fazer com que prestem atenção no seu produto, negócio?

Simples e complexo. Entender para atender. Você pode criar soluções se entender as dores e os prazeres do seu público. Lembre-se, marketing é troca!  

Não existe fórmula mágica! 7 passos para vender mais... 21 dias para mudar de hábitos e, por aí vai. Não acredite nas mentiras confortáveis. Não faça porque o outro está fazendo. Mantenha o foco. Não tenha pressa, mas seja ágil ao traçar o caminho. Faça a sua comunicação sob medida. Esteja atento às mudanças de comportamento do seu cliente e do mercado. Faça testes. Observe. Teste novamente. Viva um dia de cada vez.

 

TAGS

marketing

Marketing na Era Digital
DENISE TERESINHA VIEIRA  MARQUES
DENISE TERESINHA VIEIRA MARQUES Seguir

Inquieta. Criativa. Comunicativa. Publicitária. Trabalho em uma grande empresa na área de marketing e comunicação. Acredito na colaboração e na troca.

Ler conteúdo completo
Indicados para você