[ editar artigo]

Como o PinCode do Pinterest pode ajudar o seu negócio?

Como o PinCode do Pinterest pode ajudar o seu negócio?

Conhecendo o Pinterest

O Pinterest é uma rede social que surgiu em 2010 com o conceito “mural de referências”, um ótimo lugar para você postar e colecionar itens que te inspiram, podendo também colocar links externos. No Brasil, já está entre os dez canais mais usados, pelos internautas, com cerca de 38 milhões de contas ativas.

O que é o PinCode?

Dentro do Pinterest há o PinCode, um QR Code customizado. Uma tecnologia mobile, de mobile tagging, que permite aos usuários a criação de códigos dentro do app. Ao serem escaneados, pelo Pinterest, você é direcionado àquele produto ou ambiente que está vendo no momento. Além disso, é possível criar PinCodes de pastas e do seu próprio perfil no aplicativo. O método é ótimo para aumentar a visibilidade da empresa, melhorar o tráfego do site/blog, interagir com seus consumidores, gerar novas oportunidades, entre outros aspectos positivos.

O grupo varejista Carrefour Brasil usou essa estratégia em 2018 nas suas gôndolas, com mais de 160 PinCodes. Atualmente, é uma boa técnica para ser usada de várias formas (banners, cartão de visita, panfletos, revistas, etc.), e, o melhor, do pequeno ao grande negócio, já que, dependendo da estratégia não demanda de grandes investimentos.

Algumas sugestões de como empregar no seu negócio:

  • Na etiqueta de uma roupa/peça, direcionando o cliente para um conteúdo. Exemplo, uma loja de biquíni pode direcionar o código para dicas de como lavar a roupa de banho, formas de como usá-lo ou outra informação que ajude na jornada do consumidor;

  • Em um provador, disponibilizar o código para o perfil da empresa, propor ideias de looks, dicas de moda, influenciar o cliente a usar o item e pinar;

  • Para lojas do segmento de decoração, uma oportunidade para oferecer sugestões, indicação de lugares ou ideias sobre festas, a partir de cada scanner.

Viu como é fácil usar o PinCode para seu negócio?! Fora o leque de possibilidades que a plataforma nos permite criar. Então, é só dar asas à criatividade e usufruir dessa ferramenta que está, a cada dia mais, ganhando espaço no cenário digital. Vale ressaltar que essa rede social pode ser utilizada por perfil de qualquer segmento, entretanto deve ser observado se seu público-alvo está presente naquele local, sem falar da importância de gerar conteúdo exclusivo para o próprio canal.

 


Referências

BELLUCCI BIANCA. O poder do Pin. Revista Locaweb, São Paulo - SP, n. 102, 2020, p. 32, set 2020.

https://www.mlabs.com.br/blog/pincode-no-pinterest/

https://newsroom.pinterest.com/pt-br/post/como-gerar-o-seu-pincode

https://shopperopportunity.com/2018/03/11/carrefour-adota-pincodes-no-brasil/

https://resultadosdigitais.com.br/blog/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/

Imagens

Figura 1  - livre de direito autorias

Figura 2  - Pincode Pinterest - Pinterest Business

Figura 3  - PinCode Carrefour - Shopper Opportunity

Marketing na Era Digital
Jainara de Jesus Viana Silva
Jainara de Jesus Viana Silva Seguir

Publicitária, especialista em Gestão de Marketing. Atualmente, trabalho com consultoria em marketing digital, gestão de redes sociais e direção de arte na MKT Consultoria & Design.

Ler conteúdo completo
Indicados para você