[ editar artigo]

Como tornar sua marca mais acessível digitalmente

Como tornar sua marca mais acessível digitalmente

Atualmente, no Brasil, 24% das pessoas (cerca 46,6 milhões) possuem algum tipo deficiência, segundo dados do IBGE. Tornar o ambiente digital inclusivo para esse público é uma obrigação, de acordo com o artigo 63 da Lei nº 13.146:

É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.

Benefícios para sua marca

Segundo Simone Freire, CEO da Espiral, investir na acessibilidade digital é ótimo para a imagem da marca! Abraçar essa causa contribui para a forma como sua empresa é vista no mercado. Fora que, incluir esse novo nicho amplia seu público-alvo. Ela explica também que a grande chave para tornar-se mais acessível é seguir as diretrizes do W3C, organização que desenvolve padrões abertos para garantir o crescimento da web a longo prazo.

Algumas dicas que vão ajudar a deixar suas redes sociais mais acessíveis

Produção de conteúdo

Cuidado com a estrutura do texto; nada de frases e parágrafos muito longos; use a pontuação adequada; é importante fazer vídeos com entonação; repense nas cores e imagens empregadas; prefira a ordem direta textual; opte por palavras mais conhecidas; evite figuras de linguagens; use verbos no presente (evite palavras no gerúndio); nada de nomear os usuários como @/X/todes; descreva o vídeo na legenda; exponha brevemente o conteúdo nos stories; use hastags ‘’#DestaForma’’, para ficar mais legível aos leitores de tela (mecanismo para quem usa celular adaptado para acessibilidade).

Você pode usar nas suas legendas a hashtag #PraTodosVer  ou ‘’descrição da imagem’’ e começar a descrição aberta da legenda (no corpo do texto, é importante colocar as descrição após as hashtag). 

Uma recém novidade nas redes sociais, é a nova função do Facebook o ‘’Texto alternativo’’, que você pode descrever o que há na imagem. A Isa Meirelles, comunicóloga, explica:

Para quem tem site, a Hand Talk,  mecanismo que traduz automaticamente o conteúdo da web página para libras, oferta para o mercado o plugin de tradução para Libras. Por meio desse plugin, é gerado um avatar tradutor de libras que o torna mais acessível:

Confira algumas empresas que já adotaram a Hand Talk:

Então, que tal repensar a internet em um ambiente mais inclusivo para todos e tornar o conteúdo da sua marca mais acessível digitalmente? 



 


 

Referências

Imagem 1 - direitos reservados

Imagem 2 e 3 - Site Hand Talk

Vídeo - Produção do Facebook com a comunicóloga  Isa Meirelles

Hand Talk: https://handtalk.me/br

JusBrasil: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/49549565/artigo-63-da-lei-n-13146-de-06-de-julho-de-2015#:~:text=%C3%89%20obrigat%C3%B3ria%20a%20acessibilidade%20nos,diretrizes%20de%20acessibilidade%20adotadas%20internacionalmente

Simone Freire

W3C: https://www.w3.org/

Marketing na Era Digital
Jainara de Jesus Viana Silva
Jainara de Jesus Viana Silva Seguir

Publicitária, especialista em Gestão de Marketing. Atualmente, trabalho com consultoria em marketing digital, gestão de redes sociais e direção de arte na MKT Consultoria & Design.

Ler conteúdo completo
Indicados para você