Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Como tornar sua marca mais acessível digitalmente

Como tornar sua marca mais acessível digitalmente
Jainara Viana
nov. 18 - 3 min de leitura
010

Atualmente, no Brasil, 24% das pessoas (cerca 46,6 milhões) possuem algum tipo deficiência, segundo dados do IBGE. Tornar o ambiente digital inclusivo para esse público é uma obrigação, de acordo com o artigo 63 da Lei nº 13.146:

É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.

Benefícios para sua marca

Segundo Simone Freire, CEO da Espiral, investir na acessibilidade digital é ótimo para a imagem da marca! Abraçar essa causa contribui para a forma como sua empresa é vista no mercado. Fora que, incluir esse novo nicho amplia seu público-alvo. Ela explica também que a grande chave para tornar-se mais acessível é seguir as diretrizes do W3C, organização que desenvolve padrões abertos para garantir o crescimento da web a longo prazo.

Algumas dicas que vão ajudar a deixar suas redes sociais mais acessíveis

Produção de conteúdo

Cuidado com a estrutura do texto; nada de frases e parágrafos muito longos; use a pontuação adequada; é importante fazer vídeos com entonação; repense nas cores e imagens empregadas; prefira a ordem direta textual; opte por palavras mais conhecidas; evite figuras de linguagens; use verbos no presente (evite palavras no gerúndio); nada de nomear os usuários como @/X/todes; descreva o vídeo na legenda; exponha brevemente o conteúdo nos stories; use hastags ‘’#DestaForma’’, para ficar mais legível aos leitores de tela (mecanismo para quem usa celular adaptado para acessibilidade).

Você pode usar nas suas legendas a hashtag #PraTodosVer  ou ‘’descrição da imagem’’ e começar a descrição aberta da legenda (no corpo do texto, é importante colocar as descrição após as hashtag). 

Uma recém novidade nas redes sociais, é a nova função do Facebook o ‘’Texto alternativo’’, que você pode descrever o que há na imagem. A Isa Meirelles, comunicóloga, explica:

Para quem tem site, a Hand Talk,  mecanismo que traduz automaticamente o conteúdo da web página para libras, oferta para o mercado o plugin de tradução para Libras. Por meio desse plugin, é gerado um avatar tradutor de libras que o torna mais acessível:

Confira algumas empresas que já adotaram a Hand Talk:

Então, que tal repensar a internet em um ambiente mais inclusivo para todos e tornar o conteúdo da sua marca mais acessível digitalmente? 



 


 

Referências

Imagem 1 - direitos reservados

Imagem 2 e 3 - Site Hand Talk

Vídeo - Produção do Facebook com a comunicóloga  Isa Meirelles

Hand Talk: https://handtalk.me/br

JusBrasil: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/49549565/artigo-63-da-lei-n-13146-de-06-de-julho-de-2015#:~:text=%C3%89%20obrigat%C3%B3ria%20a%20acessibilidade%20nos,diretrizes%20de%20acessibilidade%20adotadas%20internacionalmente

Simone Freire

W3C: https://www.w3.org/


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você