Rodrigo Demetrio, foi o convidado da semana para falar de Automação de Marketing durante minha Jornada Insider em Marketing na Era Digital. Ele tem uma gama de atuação no assunto. É fundador, desde 2015, da comunidade Mautic, com mais de 8 mil membros para discutir sobre automação de marketing.
São mais de 10 anos como Analista de Marketing Digital (SEO, PPC, SOCIAL, Email marketing, CRM), utilizando as ferramentas: SemRush, Moz e Google Analytics e 5 anos de experiência em ferramentas de automação de marketing como Hubspot, Marketo e Mautic.
“Automação de Marketing é a utilização de tecnologias no marketing com o objetivo de simplificar processos, tornando-os mais eficazes e escaláveis.”
Marina Cordeiro (Analista de Marketing na Rock Content)
Trata-se de uma ferramenta brilhante que ajuda as empresas a atingirem potenciais clientes (em grande escala) e de forma personalizada. A eficiência é tamanha que gera escalabilidade do marketing + relacionamento personalizado com os leads.
No artigo Entenda as Diferentes Variações de Funis para “A Jornada do Cliente” escrevi a respeito do funil dinâmico existente. Atualmente, o funil de marketing tradicional linear, não acontece mais. Todos os estágios do funil estão lá, mas de maneira dinâmica. Ou seja, temos acesso a vários canais, de diversas formas de entrada.
Por exemplo, temos acesso à internet por meio dos nossos smartphones, pelo desktop, em determinado evento online, podemos clicar e acessar alguma coisa. Alguém pode recomendar pelo WhatsApp, clicar num link e acessar uma página, um aplicativo de mensagem, e-mail, aquela televisão dentro do elevador, pode fazer o papel da descoberta, que faz você pegar o celular e ir de encontro às informações do seu interesse.
Sabe aquele conceito do “timing” perfeito?! Pois então, a automação do marketing é justamente aquilo que garante entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa, no momento certo. Com a demanda de ações concomitantes na internet, ficou cada vez mais complexo, difícil e impossível gerenciar os canais de comunicação, mídias e redes sociais.
“Segundo a pesquisa Marketing Tools Latam 2019, 68,9% das empresas entrevistadas na América Latina usam alguma ferramenta de Automação de Marketing. Esse número mostra que a adoção da automação é expressiva.
O mercado exige cada vez mais competitividade, agilidade e resultados, o que ajuda a explicar por que as empresas estão preocupadas em automatizar tarefas. Elas precisam ganhar tempo e eficiência para serem mais competitivas.”
Alguns benefícios para os negócios são:
Escalabilidade para o negócio
Mais eficiência no funil
Mais produtividade para a equipe
Integração entre os times
Menos chances de falhas
Redução do CAC (custo de aquisição de clientes)
Aumento do ticket médio
Redução do ciclo de vendas
Mais satisfação e retenção de clientes
Monitoramento de todo o funil
Personalização e customização no atendimento
A automação permite nutrir de informação os leads que não estão prontos
Personas diferentes são levadas a caminhos diferentes
Menos trabalho recorrente para o Marketing
O time Comercial recebe Leads mais preparados
Ciclo de vendas menor
Leads preparados têm mais sucesso com o produto
Performa de maneira diferenciada em relação ao E-mail Marketing
Neste vídeo, Shawna Stephenson (Studio RD Summit) explica como começar a fazer automação de marketing: Shawna Stephenson: como começar a fazer automação de marketing | Studio RD Summit - YouTube
Automação de Marketing X Disparo de E-mail Marketing
Quais principais funcionalidades a automação de marketing oferece?
Criar fluxos de automação, como: nutrição, abandono de carrinho, ativação, up sell/cross sell e indicação
Atribuição de status aos leads
Email Marketing/ remarketing
Segmentação da base: coletar os dados com os leads
Geração de Leads: inserir os leads no seu funil de vendas
Monitoramento de leads
Testes A/B
Integração com CRM: qualificar a entrega dos leads do marketing para as vendas
Relatórios
Quanto às ferramentas de automação de marketing, existem uma infinidade de opções no mercado.
De acordo com a Resultados Digitais, as 5 características essenciais de uma ferramenta de Automação de Marketing para conseguir atingir bons resultados são:
Critérios de segmentação mais completos
Listas dinâmicas
Lead Tracking
Lead Scoring
Interação com lead além do e-mail
A Rock Content também lista alguns pontos importantes para ajudar na tomada de decisão da escolha ferramental:
“Funcionalidades: a plataforma oferece os recursos que você precisa para operacionalizar a sua estratégia? Será que todas essas funcionalidades são necessárias se você só vai utilizar algumas?
Facilidade de uso: a plataforma exige uma curva de aprendizado muito longa? É muito complexa e contraintuitiva? Você vai precisar treinar a sua equipe?
Possibilidades de customização: é possível customizar a ferramenta de acordo com as necessidades da sua empresa? A ferramenta tem flexibilidade para isso?
Integração com outras ferramentas: a plataforma tem integração com outras ferramentas que você já utiliza?
Relatórios de desempenho: a ferramenta oferece relatórios de desempenho? Quais dados oferece? É possível gerar relatórios personalizados? É possível exportar os dados?
Treinamento e suporte: a ferramenta oferece treinamento para a equipe? Tem um suporte para quando você precisar? Oferece um bom atendimento?
Custos totais: qual é o custo da mensalidade? Qual é o melhor plano para o seu negócio? Há alguma taxa extra? Quais custos estão indiretamente envolvidos (treinamentos, contratações etc.)?”
Neste outro artigo do Neil Patel, é possível conhecer “24 Ferramentas de Automação de Marketing que Você Precisa Usar”
É importante saber que cada ferramenta oscila bastante o seu custo. Neste sentido, identifique as necessidades do negócio para escolher aquela que esteja de acordo com o orçamento.