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Compreendendo a Automação de Marketing

Compreendendo a Automação de Marketing
Patrícia Rônel - PR.RP
mar. 15 - 6 min de leitura
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Rodrigo Demetrio, foi o convidado da semana para falar de Automação de Marketing durante minha Jornada Insider em Marketing na Era Digital. Ele tem uma gama de atuação no assunto. É fundador, desde 2015, da comunidade Mautic, com mais de 8 mil membros para discutir sobre automação de marketing. 

São mais de 10 anos como Analista de Marketing Digital (SEO, PPC, SOCIAL, Email marketing, CRM), utilizando as ferramentas: SemRush, Moz e Google Analytics e 5 anos de experiência em ferramentas de automação de marketing como Hubspot, Marketo e Mautic.


“Automação de Marketing é a utilização de tecnologias no marketing com o objetivo de simplificar processos, tornando-os mais eficazes e escaláveis.”

Marina Cordeiro (Analista de Marketing na Rock Content)

Trata-se de uma ferramenta brilhante que ajuda as empresas a atingirem potenciais clientes (em grande escala) e de forma personalizada. A eficiência é tamanha que gera escalabilidade do marketing + relacionamento personalizado com os leads.

No artigo Entenda as Diferentes Variações de Funis para “A Jornada do Cliente” escrevi a respeito do funil dinâmico existente. Atualmente, o funil de marketing tradicional linear, não acontece mais. Todos os estágios do funil estão lá, mas de maneira dinâmica. Ou seja, temos acesso a vários canais, de diversas formas de entrada. 

Por exemplo, temos acesso à internet por meio dos nossos smartphones, pelo desktop, em determinado evento online, podemos clicar e acessar alguma coisa. Alguém pode recomendar pelo WhatsApp, clicar num link e acessar uma página, um aplicativo de mensagem, e-mail, aquela televisão dentro do elevador, pode fazer o papel da descoberta, que faz você pegar o celular e ir de encontro às informações do seu interesse.

Sabe aquele conceito do “timing” perfeito?! Pois então, a automação do marketing é justamente aquilo que garante entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa, no momento certo. Com a demanda de ações concomitantes na internet, ficou cada vez mais complexo, difícil e impossível gerenciar os canais de comunicação, mídias e redes sociais.

 

“Segundo a pesquisa Marketing Tools Latam 2019, 68,9% das empresas entrevistadas na América Latina usam alguma ferramenta de Automação de Marketing. Esse número mostra que a adoção da automação é expressiva.

O mercado exige cada vez mais competitividade, agilidade e resultados, o que ajuda a explicar por que as empresas estão preocupadas em automatizar tarefas. Elas precisam ganhar tempo e eficiência para serem mais competitivas.”

 

Alguns benefícios para os negócios são:

  • Escalabilidade para o negócio

  • Mais eficiência no funil

  • Mais produtividade para a equipe

  • Integração entre os times

  • Menos chances de falhas

  • Redução do CAC (custo de aquisição de clientes)

  • Aumento do ticket médio

  • Redução do ciclo de vendas

  • Mais satisfação e retenção de clientes

  • Monitoramento de todo o funil

  • Personalização e customização no atendimento

  • A automação permite nutrir de informação os leads que não estão prontos

  • Personas diferentes são levadas a caminhos diferentes

  • Menos trabalho recorrente para o Marketing

  • O time Comercial recebe Leads mais preparados

  • Ciclo de vendas menor

  • Leads preparados têm mais sucesso com o produto

  • Performa de maneira diferenciada em relação ao E-mail Marketing

Neste vídeo, Shawna Stephenson (Studio RD Summit) explica como começar a fazer automação de marketing: Shawna Stephenson: como começar a fazer automação de marketing | Studio RD Summit - YouTube

Automação de Marketing X Disparo de E-mail Marketing

Quais principais funcionalidades a automação de marketing oferece?

  • Criar fluxos de automação, como: nutrição, abandono de carrinho, ativação, up sell/cross sell e indicação

  • Atribuição de status aos leads

  • Email Marketing/ remarketing 

  • Segmentação da base: coletar os dados com os leads

  • Geração de Leads:  inserir os leads no seu funil de vendas

  • Monitoramento de leads

  • Testes A/B

  • Integração com CRM: qualificar a entrega dos leads do marketing para as vendas

  • Relatórios

Quanto às ferramentas de automação de marketing, existem uma infinidade de opções no mercado. 

De acordo com a Resultados Digitais, as 5 características essenciais de uma ferramenta de Automação de Marketing para conseguir atingir bons resultados são:

  1. Critérios de segmentação mais completos

  2. Listas dinâmicas

  3. Lead Tracking

  4. Lead Scoring

  5. Interação com lead além do e-mail

 

A Rock Content também lista alguns pontos importantes para ajudar na tomada de decisão da escolha ferramental:

  • “Funcionalidades: a plataforma oferece os recursos que você precisa para operacionalizar a sua estratégia? Será que todas essas funcionalidades são necessárias se você só vai utilizar algumas?

  • Facilidade de uso: a plataforma exige uma curva de aprendizado muito longa? É muito complexa e contraintuitiva? Você vai precisar treinar a sua equipe?

  • Possibilidades de customização: é possível customizar a ferramenta de acordo com as necessidades da sua empresa? A ferramenta tem flexibilidade para isso?

  • Integração com outras ferramentas: a plataforma tem integração com outras ferramentas que você já utiliza?

  • Relatórios de desempenho: a ferramenta oferece relatórios de desempenho? Quais dados oferece? É possível gerar relatórios personalizados? É possível exportar os dados?

  • Treinamento e suporte: a ferramenta oferece treinamento para a equipe? Tem um suporte para quando você precisar? Oferece um bom atendimento?

  • Custos totais: qual é o custo da mensalidade? Qual é o melhor plano para o seu negócio? Há alguma taxa extra? Quais custos estão indiretamente envolvidos (treinamentos, contratações etc.)?”

 

Neste outro artigo do Neil Patel, é possível conhecer “24 Ferramentas de Automação de Marketing que Você Precisa Usar

É importante saber que cada ferramenta oscila bastante o seu custo. Neste sentido, identifique as necessidades do negócio para escolher aquela que esteja de acordo com o orçamento.

 


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