Para algumas pessoas o conceito de comunidade é apenas a definição de um grupo de pessoas que se conectam e se ajudam em torno de uma causa. No entanto ele pode ser bem mais abrangente, em especial se ampliarmos esta definição até as atitudes dos participantes.
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Aqui no Duopana nós acreditamos que a maior influência sobre a identidade de uma comunidade está nas atitudes de quem participa dela. Neste post eu vou falar a você sobre isso, em especial no que diz respeito ao início da jornada e o conceito de uma comunidade.
No início, a paixão
Como falei no início, em geral comunidades possuem uma causa que defendem, seja ela a união entre um grupo de médicos, a troca de experiências entre mães de crianças especiais ou quem sabe até o interesse em uma nova realidade do marketing digital.
Independente da causa que defendem essas comunidades começaram com uma pessoa, que viu naquele tema um valor que podia ser compartilhado. Naturalmente esse processo só acontece se essa pessoa tiver paixão pelo tema e pela causa. Portanto, só comece uma comunidade se tiver paixão. Você só vai conseguir motivar outras pessoas se estiver falando com o coração.
O primeiro seguidor é o mais importante
Falando em paixão e motivação aos outros seguidores da comunidade, devo admitir: como você pôde perceber no título, acredito que o fundador é importante para a comunidade mas nada vai acontecer se ele não tiver seguidores.
Isso porque quando uma pessoa inicia uma nova comunidade ela passa por um processo bastante comum. A jornada começa com uma neutralidade aparente, passa por uma espécie de indiferença ativa do público-alvo, recebe críticas destas pessoas que não compreenderam a proposta, até que...surge o primeiro seguidor, o primeiro participante além do fundador.
Foco, portanto, passa a ser o atributo mais importante deste que nós conhecemos aqui no Duopana como o gestor da comunidade — ou community manager. Realmente é angustiante investir nesta jornada colaborativa e não ter um par. Muitas pessoas desistem por conta disso. No entanto a persistência, com paciência e resiliência podem provocar um resultado incrível.
Você dançaria sozinho em meio à multidão?
Este é um vídeo que ficou muito famoso na internet e ganhou grande repercussão após ser usado em uma palestra do TED para falar sobre liderança. A mensagem do vídeo é muito clara: enquanto o rapaz está dançando de forma esquisita ele parece apenas um indivíduo manifestando sua vontade sozinho.
Até o momento em que o primeiro seguidor surge e também começa a dançar junto de forma esquisita. Em poucos minutos dezenas de pessoas aderem à dupla e uma multidão passa a dançar junta de forma esquisita.
Pois bem, nada iria acontecer se ele tivesse desistido nos primeiros minutos, quando todos olharam para ele com estranheza. Essa é a prova que a persistência e a paciência podem trazer resultados incríveis.
Essa mesma lógica pode ser adaptada para comunidades online. Ou seja, se você desistir de escrever e insistir dificilmente conseguirá impactar mais pessoas e conquistar novos seguidores.
5 pontos essenciais para uma comunidade de paixão e sucesso
Empoderamento
Quando você recebe seu primeiro usuário, precisa lhe acolher como um igual – não estruture uma comunidade onde você seja um líder reconhecido e quem o seguiu seja apenas um seguidor. Associe-se a esta pessoa, dê espaço para que ela se manifeste sobre propostas, ideias e situações. Isso se resume em uma palavra: empoderamento.
Quando seu usuário, agora parceiro, se sente acolhido, orientado e guiado, ele rapidamente se moverá em uma direção e o fará com engajamento convicto. Isso é um estopim para atração de outros para a comunidade.
Criatividade
Quando essa pessoa entra na comunidade, seja criativo, proponha algumas ideias para que ela possa se motivar a escrever e interagir. Nesta etapa, você pode usar alguns instrumentos para ampliar o movimento, trazendo temas de interesse ou criando um tema que organize o pensamento de quem escreve para a comunidade.
Busque sempre ativar a curiosidade de quem participa da sua comunidade. Faça conteúdos com títulos instigantes e jamais deixe de ouvir os feedbacks das pessoas e as ideias que elas têm para melhorar a comunidade.
Seja analítico e organizado
Use os dados fornecidos pelo Analytics para entender por onde essa pessoa está navegando, o que está lendo e curtindo. Descubra a que faz mais sentido para essa pessoa e abra espaço para conversa com base nestes dados.
Você deve ser organizado também. Na internet você pode impactar sua comunidade em várias redes e deve saber como fazer isso com cada tipo de pessoa. No mesmo momento você terá pessoas conhecendo sua comunidade, se inscrevendo e até criando grupos internos. O diálogo é diferente com cada estágio de pessoas nessa relação.
A liderança é do grupo
Quando dois membros estão participando da comunidade, começa uma interação e se estabelece o verdadeiro líder – a COMUNIDADE. Dessa forma outros sentem que há um consentimento para participar e que serão acolhidos por algo etéreo, único e seguro que é esse grupo.
Deixe a comunidade liderar e use sua intuição para guiá-la, para que o bom senso e que a prosperidade mostrem o caminho correto, independente de quantas pessoas forem impactadas de início.
Número de pessoas
As perguntas mais frequentes sobre criação de comunidades que recebemos são sobre os primeiros posts de uma comunidade e sobre a quantidade de pessoas engajadas.
Esqueça quantas pessoas você precisa para o lançamento inicial. Simplesmente defina o tipo de comunidade, quais os temas que estarão sob o seu guarda-chuva e invista em um apoio de qualidade para as primeiras pessoas da comunidade.
Com isso a fórmula é quase certa: virá o segundo participante, o terceiro e a partir daí, a multidão. Sua comunidade pode estar logo ali virando a esquina, e o sucesso só depende de você!