[ editar artigo]

Conheça as técnicas de Web Writer

Conheça as técnicas de Web Writer

O que é Web Writer, o profissional que executa as funções de Web Writing, é muito parecido com os últimos artigos publicados, sobre UX Writer e Tech Writer.

É mais um dos nichos que abrem caminhos promissores para quem tem no seu DNA o dom da escrita.

O termo Web já dá uma noção sobre o que vem pela frente. Mas será que para ser um escritor nesta área basta simplesmente entender sobre os meandros da internet? Sim. É um começo animador. Porém, nesse caso é que a brincadeira fica divertida.

O Web Writer precisa entender sobre alguns conceitos que movem o funcionamento da internet e conhecer algumas ferramentas e técnicas.

Portanto, na parte mais simples e corriqueira, o Web Writer é a pessoa encarregada de produzir conteúdos para a internet. Até aí, creio, não há nenhuma surpresa. Entretanto, algo que qualquer criança aprende bem cedo, é que a internet tem um vasto número de plataformas. Cada uma delas tem as suas peculiaridades.

Por exemplo, espaços para a descrição de conteúdos nessas plataformas. Se são somente textos, textos e fotos, vídeos, áudios. As variáveis são muitas para serem administradas.

Dessa maneira, o Web Writer é quem vai cuidar de toda essa organização.

Um ponto importantíssimo. Não basta escrever por escrever. É fundamental pensar na qualidade conteúdo.

Além disso, escrever de acordo, torna-se fundamental para ajudar no crescimento da marca.

Portanto, o profissional será valorizado e pode ser muito bem remunerado.

O web writer e o "Senhor Google"

Antes de mais nada, eu só quero lembrar que há outros buscadores. Porém, quando se trata de exemplificar como uma marca se enraizou na nossa mente, essa é o tal Google.

Tanto que é comum ouvir o famoso "dá um Google" ou "Googlar", que logo vai virar um verbo como "escanear" "digitalizar" e por aí vai.

Antes que você pergunte o que o trabalho do Web Writer tem a ver com o Google, guarde para o resto da sua carreira: tudo. E um pouco mais, abusando da hipérbole.

Quando se pensa em produzir conteúdos para a internet, você precisa entender de quais maneiras o Google "pensa".

Em alguns casos, parece que o buscador tem vida própria. O que eu quero dizer é que se não respeitá-lo, os riscos para você ou para a marca que você representa podem ser fatais.

Calma. Não tem nada que você não possa aprender. Portanto, seja sábio e escute a voz da experiência.

Consequentemente, como eu enfatizei acima, além de escrever bem, você tem que entender essa ferramenta mundialmente conhecida. Em resumo da situação, o Google, assim como os outros buscadores, privilegia conteúdos de qualidade, originais e relevantes para a audiência.

Uma ressalva. Nem sempre tamanho é documento. Já ouvi muitos dizerem que há um número mágico de palavras. A coisa não é bem assim. Fuja de ditos populares.

Vamos pensar no tema desse post. Web Writer. Primeiro, eu tenho que seguir nesse tema. Segundo, antes de escrevê-lo, eu pesquisei sobre o assunto.

Terceiro, por mais que existam milhares de textos na net que exemplificam o que eu estou escrevendo, essa minha produção é inédita.

Portanto, para qualquer marca ter uma estratégia do que chamamos de Marketing de Conteúdo, é fundamental, repito, que o profissional saiba o funcionamento dos buscadores.

PRINCÍPIOS DO WEB WRITING

É consenso entre os profissionais especializados em Web Writing que existem quatro princípios que devem nortear o trabalho.

Na prática, isso tem que ser feito para deixar fácil o entendimento do consumidor do conteúdo.

Acessibilidade

De novo, venho aqui te dizer. Não reclame, você vai precisar entender o funcionamento de todas as ferramentas.

No caso da acessibilidade é saber que o conteúdo tem que ser, como o próprio termo aponta, o acessado o mais rápido e simples possível.

Portanto, esse entendimento passa por conhecer sobre designer de páginas.

Se não vai colocar a mão na massa, ao menos converse com quem vai desenhar a página ou fazer a programação da plataforma.

Dessa maneira, ambos vão encontrar as melhores formas para deixar o conteúdo acessível facilmente.

O que é web writer na Encontrabilidade

É mais um reforço sobre o que foi dito de ter o entendimento sobre o funcionamento dos buscadores.

A construção do texto é feita para que ajudem na indexação. É o que chamamos de Encontrabilidade.

Para quem trabalha com Marketing Digital, o conteúdo acaba sendo o rei e ser encontrado é importante para ajudar na consolidação da marca.

Aí vem um outro termo que o Web Writer tem que saber para se destacar no mercado online.

Ao escrever, ele precisa levar em conta as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), otimização para os mecanismos de buscas.

Ou seja, escrever na internet vai muito além de ter o domínio de um vasto vocabulário.

Navegabilidade

Você pode até se perguntar se realmente o assunto é sobre escrita, desenvolvimento de software ou tecnologia da informação.

Se em UX Writer o tema foi sobre facilitar a usabilidade e no Tech Writer falei sobre como entender os termos técnicos para ajudar os leigos, aqui é um pouco parecido.

Esse ponto que precisa ser levado em conta é fazer a distribuição correta de conteúdo.

Isso tem que ser feito desde as seções muito bem organizadas até a disposição dos textos, e como os textos são conectados com outros elementos ou links de outras páginas.

Objetividade

Permita usar um termo que nós escritores sabemos o quanto é chato. Então se coloque, prometa, na pele do leitor.

Portanto, evite "encher linguiça" ou, como dizem os mais modernos, não faça uso do "enrolation".

Como aprendi na minha primeira aula de Introdução ao Jornalismo, do professor Júlio Veríssimo, "escrever é a arte de cortar palavras".

Antes que você diga que estou indo para o mesmo caminho, a Objetividade é escrever diretamente ao ponto.

Todos nós já ouvimos que o tempo está cada vez mais escasso. Dessa maneira, produza o conteúdo com textos simples e direto.

Isso não quer dizer que vai escrever por escrever.

Além disso, aqui chega a oportunidade que sempre falo em todos os meus textos e conversas com amigos.

Escrever bem também passa pelo respeito às normas cultas da Língua Portuguesa.

WEB WRITER PARA PROFISSIONAIS

Sabedor dos conceitos básicos que envolvem a carreira de um escritor para a internet, o passo para seguir nesta profissão não difere de muitas outras.

Portanto, tenha em mente que é preciso muita dedicação e estudo contínuo. Afinal, no universo da internet, novas tecnologias aparecem e desaparecem de uma forma assustadora.

Além disso, quanto mais antenado às mudanças, maiores são as chances de obter ganhos acima do que os concorrentes.

Então, com talento e bagagem de conhecimento, vão fazer a diferença e você pode até se dar ao luxo de escolher para quem irá trabalhar.

Acima de tudo, entenda que nada disso acontece do dia para a noite.

Persista se é isso que realmente almeja para a sua carreira como Web Writer. O mundo online é vasto, nem preciso ficar aqui repetindo e repetindo.

Dessa maneira, seja perspicaz e busque sempre se aprimorar.

Outro ponto que é preciso prestar muita atenção é se preparar para trabalhar em equipe, ou sob a supervisão de alguém.

Dessa maneira, os seus textos podem sofrer críticas e sugestões. Não se sinta diminuído por isso.

Pelo contrário, entenda dessa maneira como uma chance de aprendizado gratuito.

Afinal, você também vai ter o ego massageado ao receber os elogios.

Sim, eu aposto que serão muitos.

Enfim, quer entrar de cabeça no universo e ajudar que mais pessoas saibam o que é Web Writer, mãos à obra.

Marketing na Era Digital
Luis Rosa
Luis Rosa Seguir

Trabalho como Copywriter, Consultor de Marketing Digital e Empreendedorismo. Tenho experiência para desenvolver pessoas que pretendem se desenvolver na Escrita Persuasiva e alavancar negócios de empresas e profissionais liberais.

Ler conteúdo completo
Indicados para você