[ editar artigo]

“Conhece-te a ti mesmo”

“Conhece-te a ti mesmo”

Trabalhar com marketing é viver uma eterna crise de identidade. A mãe, a tia, o avô não entenderem o que você faz é perdoável. Porém é mais comum do que se imagina empresas com departamento de marketing que não compreendem a função de quem trabalha lá.

A criação do setor vem da necessidade de melhorar a comunicação, a divulgação dos produtos/serviços para gerar vendas. Tem a ver, mas essa é apenas uma das funções possíveis.

Como é sabido, marketing abrange os 4 P´s – Produto, Preço, Praça, Promoção. Comunicação está dentro do P da Promoção. E os outros três P´s? Se pensar bem, reunir todos os P´s é juntar muitas funções de uma empresa. O produto envolve departamento de compras, de desenvolvimento. No preço participa a contabilidade. Praça compreende vendas, distribuição. A responsabilidade do departamento de marketing é planejar estrategicamente e cuidar para que tudo aconteça para a empresa alcançar o sucesso.

Mas o ideal não reflete na realidade. O setor acaba recebendo apenas a demanda de comunicação do que já foi decidido por superiores. O que pode ser angustiante porque se sabe como deve ser feito e acaba não sendo ouvido. A estrutura enxuta também complica o maior envolvimento com decisões estratégicas.

Por isso não é surpresa quando a Martha Gabriel diz que visita organizações e elas não sabem explicar quem é o público, quais são seus concorrentes. Não fazem o já se sabia lá na antiga Grécia. Não conhecem a si mesmas. E se conhecer é o primeiro passo para se saber para onde vai. É a falta de um plano de marketing.

O certo é ter um departamento com uma equipe competente, de confiança dos superiores e com autonomia. Um grupo que ouça a todos e conduza junto com gerentes diretores as melhores decisões. E entender que o setor orienta, mas marketing é responsabilidade de todos.

Imagem: Freepik

Marketing na Era Digital
Leandra Gomes Gonçalves
Leandra Gomes Gonçalves Seguir

Publicitária e RP, com especializações nas áreas de Psicologia e Educação. Mais de 20 anos de experiência em departamentos de Marketing, trabalhando atualmente como professora. Descobrindo na prática que Comunicação e Educação tem muito em comum.

Ler conteúdo completo
Indicados para você