Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Covid-19: E agora, V.U.C.A??

Covid-19: E agora, V.U.C.A??
Ana Carolina Del Vigna Missé
out. 7 - 4 min de leitura
000

V.U.C.A. é uma sigla formada pela primeira letra das palavras Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade).

Estas palavras são utilizadas para descrever o ambiente em que vivemos nos dias de hoje (pandemia mundial), um mundo que muda muito rápido e exige rápida adaptação.

Antigamente, os cenários eram muito mais previsíveis. Eu por exemplo quando fazia uma campanha de Marketing, tinha muito mais sucesso tanto no planejamento quanto nos resultados. 

Diante de uma pandemia mundial, diversos negócios foram afetados por dúvidas e insegurança. Podemos ver essa mudança desde empresas de grande porte até comerciantes locais.

O V.U.C.A. no contexto Covid-19:

Volatilidade: Podemos dizer que estamos vivendo em um ambiente instável, quase uma montanha russa. Volátil é um termo que se refere à velocidade, tudo muda muito rápido. Uma hora uma grande empresa está em expansão, vendendo absurdamente e investindo fortemente em ações de marketing e de repente simplesmente some, aí vamos ver, encerraram as atividades.

Um exemplo desse cenário diante da pandemia do coronavírus é a situação do setor alimentício. Esse setor sempre foi aquecido, procurado e considerado importante e, de uma hora para outra, diversos restaurantes foram obrigados a fechar as portas, outros não conseguiram se adequar as novas medidas e infelizmente, muitos não aguentaram e fecharam definitivamente.

Incerteza: Mudanças bruscas, com alto índice de incerteza. Diante de uma pandemia, está cada vez mais difícil prever o que vai acontecer. Vivemos o hoje. Devemos fazer nossos planejamentos sempre a curto prazo.

Com a pandemia, várias empresas estão com dificuldades para se adaptarem ao ambiente digital e continuarem a vender remotamente, seja ela através de redes sociais, aplicativos ou websites. Infelizmente, muitas já encerraram suas atividades por não se adequarem ou não conseguirem caminhar na velocidade exigida.

Em um mundo que está crescendo progressivamente, o uso da tecnologia é imprescindível e inevitável. Precisamos estar sempre preparados para as mudanças e aceitá-las. É muito importante mudarmos a nossa forma de pensar para não “dormirmos no ponto”.

Pode ser que você nunca use uma certa tecnologia, mas somente o fato de saber a sua funcionalidade e ter testado, já te faz sair na frente dos demais, fica a dica. Não pense "Ah eu não vou usar nunca!", pois certamente você algum dia vai pensar: "É, eu deveria ter estudado isso...".

Complexidade: Tudo está conectado, muitas vezes de uma forma confusa e “embolada”. Você por acaso já parou para pensar por exemplo em como os seus fornecedores agem? De onde vem o produto que eles oferecem? Quem os produz? Foram realizados testes de eficácia? Quais tecnologias são utilizadas? Eles entregam o que realmente prometem? Quais materiais são utilizados nesses produtos? Os papéis utilizados nos materiais impressos, são recicláveis? 

Essa confusão, muitas vezes não nos permite ver além...Não conseguimos enxergar as mudanças que estão ao nosso redor.

A tecnologia é nossa aliada e nos ajuda a entender certas atitudes e sinais que os clientes passam. Pense fora da caixinha, abra a sua mente! Observe mais, estude mais. Seja crítico, analise o ambiente ao seu redor e não confie em tudo o que vê ou acha que é certo.

Ambiguidade: Tudo citado acima tem como fim a ambiguidade.

Não há respostas certas. O mesmo fato pode afetar empresas e pessoas de formas diferentes. Por exemplo, o coronavírus afetou o mundo todo, e o que foi de certa forma bom para uns, foi ruim para outros.

E agora, José? O que fazer?

Primeiramente, estudar, avaliar, analisar e mapear o comportamento das pessoas. Esteja atento ao ambiente e as novidades de mercado, para que tenhamos tempo suficiente para nos adaptarmos as mudanças. Saia da zona de conforto!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você