Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Criando Autoridade com Afiliados

Criando Autoridade com Afiliados
Fabrício Alencar Pereira
ago. 30 - 9 min de leitura
000

O marketing de afiliados é uma estratégia muito interessante para ajudar na resolução de problemas de distribuição de infoprodutos e alcance de novos públicos para a apresentação dos produtores (criadores do material) como autoridades nos assuntos abordados.

Infoproduto é a combinação de informação de valor baseada em conhecimento e disponibilizada para o consumo digital. Pode ter o acesso pago ou gratuito. Geralmente não possui formato físico, mas alguns modelos podem ser impressos pelos consumidores/compradores dependendo do modelo de entrega. Os modelos mais comuns entre os produtos de informação são:

  • Cursos on-line;

  • e-books;

  • Workshops;

  • Webinars;

  • Revistas;

  • Ferramentas digitais;

  • Sites para membros assinantes: recorrência;

  • Relatórios;

  • Pesquisas;

  • Templates;

  • Áudio books

  • Consultorias;

  • Grupos de mentoria;

Uma das grandes vantagens é a acessibilidade, pois podem ser consumidos via mobile. Uma das vantagens está na barreira de entrada muito baixa se comparada aos investimentos de novos produtos físicos.

Quanto maior a escala, maior será a autoridade

O produtor possui profundo conhecimento em determinado assunto, investe tempo no roteiro, gravação, produção de materiais extras, edição e todo o planejamento destinado ao aprendizado, mas para o sucesso acontecer o negócio precisa ser escalável.

A escala será o resultado do investimento único na produção e capacidade da atração de novos compradores durante um longo período de tempo, resultando em uma fonte de renda passiva.

O segredo está no alcance de público e aquisição de leads qualificados até a conversão do infoproduto. O ponto chave é ser apresentado ao maior número possível de pessoas aderentes ao tema utilizando um grande número de vendedores, neste caso, os afiliados.

Os afiliados ganham comissões pelas vendas geradas atuando ativamente na divulgação dos temas escolhidos. Em nível profissional os afiliados trabalham o funil de vendas com as etapas de topo, meio e fundo até a venda dos cursos, por exemplo.

Como o produtor, o afiliado também trabalha para ser uma referência na entrega de soluções para as necessidades dos públicos de suas redes de relacionamento, tornando-se um especialista na segmentação do público-alvo. Possui a liberdade para trabalhar com diferentes infoprodutos de acordo com a sua programação e interesse.

O desafio é o produtor controlar, rastrear os resultados de seus afiliados para o pagamento das comissões das vendas. Para facilitar esta tarefa existem os marketplaces de infoprodutos, ou seja, plataformas de marketing de afiliados onde o produtor encontra o vendedor e ainda possíveis compradores. Com o controle sobre as origens das vendas, comissionamentos e resultados obtidos a atenção do criador fica concentrada em novos materiais e lançamentos.

 

As plataformas de Marketing Afiliados de destaque para infoprodutos no Brasil são:

  1. Hotmart:

    Platforma exclusiva para produtos digitais e de cadastro gratuito onde o afiliado pode buscar diversos temas de interesse e ainda visualizar os mais quentes do momento.

    Possibilita a gestão de comissões, anúncios, resultados e possui o maior portfólio de infoprodutos cadastrados do Brasil.
    Permite a integração com mais de 15 provedores de e-mail marketing para segmentação de público via automação, como também a criação de páginas de produtos para o compartilhamento dos links. Conta com serviços adicionais para campanhas de e-mail marketing, vendas ao vivo e uma ferramenta para gestão de webinários.
     

  2. Monetizze:
    Plataforma que possibilita a venda de infoprodutos e produtos físicos com diferencial de possuir a configuração de múltiplos checkouts para realização de testes A/B.
    Também oferece pixel de conversão, recuperação de carrinho, antecipação de recebíveis e possibilidade de recorrência (assinatura).
    Tem a interessante possibilidade do produtor promover infoprodutos de outro produtor, fazendo com que seu afiliado também ganhe comissão. Para assuntos complementares esta estratégia fortalece a entrega de soluções aos compradores e trabalha positivamente os nomes dos produtores lado a lado.
     

  3. Udemy:
    Quando se pensa em distribuição de conhecimento a custos acessíveis a Udemy é um excelente exemplo, pois os preços de venda são definidos por eles e sempre com ótimo custo benefício para o público final.
    O desafio neste caso é conseguir monetizar rapidamente, já que o produtor fica apenas com 25% do valor de venda do infoproduto e o ticket de venda é baixo. A vantagem é que, após a disponibilização do conteúdo o produtor não precisa fazer mais nada, toda a gestão fica a cardo da plataforma.
     

  4. Eduzz:

    Plataforma possui um passo a passo ensinando noções básicas de marketing digital, produção e início de vendas. Permite a venda de infoprodutos e produtos físicos, atendendo aos três perfis de públicos: produtores, afiliados e clientes.

 

A Estratégia da Autoridade via Marketing de Afiliados

Lembre-se de que uma sólida estratégia de marketing digital é multicanal e multiplataforma com diferentes ferramentas e agentes atuando ao mesmo tempo de forma coordenada.

Então, planifique, defina as ações, alcance, integre as comunicações e vá ganhando visibilidade com a distribuição de material. Tudo deverá funcionar como elementos de suporte positivos.

Aqui o conceito da presença digital ganha mais elementos com as plataformas de marketing de afiliados.

Se alguém chegou ao seu blog, rede social, depois foi para o youtube, em cada ponto de contato a sua autoridade no assunto é validada com a percepção de que existe um conteúdo com ainda mais rico do que o já entregue por você gratuitamente.

Essa percepção planta uma semente de credibilidade na mente de sua audiência, você não é mais um candidato a influencer. Agora já está em outro nível, desde que faça a diferença.

10 passos para combinar o marketing de afiliados com geração de autoridade

  1. Tenha seus perfis ativos nos canais e plataformas utilizadas pelo seu público. Disponibilize um site oficial ou LP sobre o tema desejado e seja visto. Isso é presença digital. Mantenha a regularidade nas postagens das redes sociais, pois a conversação e a descoberta devem continuar;
    Estude os competidores, posicione-se com proposta diferenciada, pesquise os temas quentes e module seu copy para aumentar a atração;
     

  2. Crie seu curso, produza materiais com propostas de transformação para a vida das pessoas e escolha uma plataforma de marketing de afiliados. Será um grande reforço para o desenvolvimento da proposta de autoridade e prova social conforme as conversões acontecem;
     

  3. Entregue valor com materiais gratuitos abordando temas com as dúvidas mais comuns e surpreenda com cases e dicas extras que mudam o jogo para quem estiver assistindo. Trabalhe na proporção de 70% 30%, sendo 70% de conteúdo grátis via lives (youtube por exemplo) e os 30% restantes para ofertas de cursos pagos. É geração de valor apostando na reciprocidade junto ao público;

    Seja claro desde o início, informe seu objetivo com a distribuição de valor. Isso mantém a transparência e aumenta a confiança;
     

  4. Crie páginas de produtos, integre com vídeos, podcast, recompensas e utilize a automação para a gestão de um funil de captação de leads para vendas. Distribua a informação com um único ponto de convergência, suas lives. Vá aquecendo o público;
    Trabalhe a nutrição dos leads em lives programadas. É a criação de audiência e redução de custos de mídia em prol da comunicação direta. Favorece o alcance de novos públicos por meio dos pixels de rastreamento e conversão, como também análise de comportamento do público;
     

  5. Crie grupos no Whatsapp e Telegram, salas no Clubhouse, enfim, mantenha o público perto e ativado. Seja promovido pela audiência por meio de compartilhamentos e estratégias de indicação. Mantenha a comunicação fluída e interaja com o público, ao vivo ou por mensagem;

    Ative campanhas de mídia para o seu posicionamento de branding e deixe os afiliados trabalharem seu potencial de vendas junto aos públicos por eles alcançados. Alinhe os públicos-alvo para que as estratégias combinadas sejam eficientes. Você terá um “institucional” da marca pessoal sob seus cuidados e dezenas, centenas de afiliados investindo tempo, recursos e energia na oferta de seu infoproduto;
     

  6. Seu primeiro curso será sempre um teste para melhorias, uma oportunidade para trabalhar fórmulas de lançamento de conteúdos.

É uma forma de planejar ações que logo adiante serão como imãs de credibilidade e monetização. Comece fatiando uma grande projeto em cursos modulares e lembre-se de que a entrada de novas pessoas no ambiente digital é absurda.

 


Por

Fabrício Alencar Pereira

Gestor de Planejamento e Fundador da Marketing Ways, Empresa de Consultoria em Marketing Estratégico, Branding, e-commerce e Comunicação Integrada, seus subsistemas e influências sobre os negócios com foco no crescimento de receita e valor de marca.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você