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Data driven marketing fortalece a tomada de decisão

Data driven marketing fortalece a tomada de decisão

O marketing orientado a dados é um processo de coleta e analise de dados, transformado em informação embasa a equipe de marketing na tomada de decisão. No Planejamento de marketing digital é necessário compreender estas informações para eliminar o “achismo” e evitar o fracasso da campanha.

No Planejamento deve estar estipulada a meta a ser alcançada. As métricas e os KPI´s, se monitorados desde o início da campanha, indicam se ela será exequível. Por exemplo, um KPI, pode ser a taxa de conversão e a Métrica quantas pessoas engajaram na semana. Ao cruzar estas informações é possível prevê se a meta mensal será atingida. Caso, os dados de engajamento não estiverem satisfatórios uma estratégia é intensificar a Frequência (com qualidade nos posts) para aumentar a lembrança da Marca. Primeiro discute-se o estratégico e depois o tático.

Segundo Rafael Kiso, fundador da Mlabs, empresas que implantam marketing orientado a dados tem seis vezes mais chances de permanecerem lucrativas ano após ano. Ainda conforme Kiso, 67% dos profissionais de marketing acreditam que a velocidade e a precisão são os principais benefícios do marketing orientado a dados.

Os números apontados na pesquisa, não são por acaso, o data driven marketing tem base na Pirâmide de Conhecimento: na base está o volume de Dados apurados, na escala seguinte, a Informação (analise dos dados), depois os Insights, ou seja, após a análise surgem ideias e no topo está o Conhecimento, que pode levar inclusive a mudança de rota. Os dados devem ser transformados em conhecimento e em ações.

Os benefícios do data driven marketing são tempo e clareza na tomada de decisão; segmentação, selecionar com exatidão o público-alvo; personalização, enviar e-mail com o nome do lead; desenvolvimento de produto e experiência do cliente, avaliar a satisfação do cliente com pesquisas e o quanto ele se proponha ser o promotor da Marca.

A missão do marketing orientado a dados é melhorar a experiência do cliente ao longo da jornada de compra. “Experiência compartilhada é o estímulo que as Marcas devem focar no marketing digital”, finaliza Kiso.

Marketing na Era Digital
Regina Rodrigues de Campos
Regina Rodrigues de Campos Seguir

Jornalista, Mestre em Relações Públicas, pela USP. Professora universitária desde 1999. Nesta fase profissional aprendendo sobre o marketing digital. O objetivo é desenvolver e lançar um site de notícias e me tornar uma empreendedora.

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