O marketing orientado a dados é um processo de coleta e analise de dados, transformado em informação embasa a equipe de marketing na tomada de decisão. No Planejamento de marketing digital é necessário compreender estas informações para eliminar o “achismo” e evitar o fracasso da campanha.
No Planejamento deve estar estipulada a meta a ser alcançada. As métricas e os KPI´s, se monitorados desde o início da campanha, indicam se ela será exequível. Por exemplo, um KPI, pode ser a taxa de conversão e a Métrica quantas pessoas engajaram na semana. Ao cruzar estas informações é possível prevê se a meta mensal será atingida. Caso, os dados de engajamento não estiverem satisfatórios uma estratégia é intensificar a Frequência (com qualidade nos posts) para aumentar a lembrança da Marca. Primeiro discute-se o estratégico e depois o tático.
Segundo Rafael Kiso, fundador da Mlabs, empresas que implantam marketing orientado a dados tem seis vezes mais chances de permanecerem lucrativas ano após ano. Ainda conforme Kiso, 67% dos profissionais de marketing acreditam que a velocidade e a precisão são os principais benefícios do marketing orientado a dados.
Os números apontados na pesquisa, não são por acaso, o data driven marketing tem base na Pirâmide de Conhecimento: na base está o volume de Dados apurados, na escala seguinte, a Informação (analise dos dados), depois os Insights, ou seja, após a análise surgem ideias e no topo está o Conhecimento, que pode levar inclusive a mudança de rota. Os dados devem ser transformados em conhecimento e em ações.
Os benefícios do data driven marketing são tempo e clareza na tomada de decisão; segmentação, selecionar com exatidão o público-alvo; personalização, enviar e-mail com o nome do lead; desenvolvimento de produto e experiência do cliente, avaliar a satisfação do cliente com pesquisas e o quanto ele se proponha ser o promotor da Marca.
A missão do marketing orientado a dados é melhorar a experiência do cliente ao longo da jornada de compra. “Experiência compartilhada é o estímulo que as Marcas devem focar no marketing digital”, finaliza Kiso.