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Descubra a anatomia do e-mail marketing perfeito!

Descubra a anatomia do e-mail marketing perfeito!
Empreendedoras
set. 10 - 5 min de leitura
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Você saiba que muitas empresas se consideram muito bem sucedidas ao utilizar o e-mail marketing para atrair e converter? Quando bem desenvolvido, ele é uma excelente ferramenta de conversão.

Para que a mensagem cumpra seu objetivo, os detalhes são fundamentais. Cada palavra conta, influindo diretamente na receptividade de seus conteúdos e na sua capacidade de conquistar o destinatário.

Pensando nisso, este post vai mostrar o que um e-mail precisa ter para fazer sucesso. Acompanhe!

O que incluir

Para garantir um e-mail marketing perfeito, estes elementos não podem ficar de fora!

Identificação do remetente

Antes de mais nada, é imprescindível que sua empresa possa ser identificada já pelo remetente. Garanta que seu negócio tenha um domínio próprio e uma conta do tipo “seunome@suaempresa.com”. Evite os endereços comuns, que transparecem amadorismo e aumentam as chances das mensagens seguirem para a caixa de spam.

No início, também é indicado evitar termos como “contato”, “geral” e similares. Dê preferência a nomes de pessoas, o que aumenta a receptividade.

Assunto irresistível

No quesito e-mail, uma coisa é certa: a primeira coisa lida é sempre o assunto. Portanto, pense muito bem nas suas palavras para elaborar um título que garanta uma boa taxa de abertura.

O recomendado é usar entre 6 e 10 palavras e que a frase seja direta e instigue o leitor a abrir o e-mail. Sintetize com sabedoria, escolha as palavras criteriosamente e seja conciso.

Links estratégicos

Independentemente da estratégia, é interessante direcionar o destinatário para algum link no final ou até no meio da mensagem.

Se for uma oferta, por exemplo, certifique-se de que o link leva para uma landing page estruturada para isso. Seria um erro disparar e-mail marketing promocional e, na mensagem, direcionar para a home ou uma página que não ofereça o que está sendo prometido.

Colunas de informações

Já que falamos das ofertas, esse é um tipo de e-mail que pode ser diagramado de forma estratégica. Use colunas, que permitem uma experiência de leitura mais fácil e possibilitam a exibição de informações ou de produtos com mais destaque.

CTA persuasivo

Toda campanha precisa de um objetivo — cadastro de clientes, aumento da base de leads, divulgação de produtos e promoções etc. Ao final da leitura, seu leitor deve executar uma ação para que suas metas sejam concretizadas e para que ele resolva o problema dele por meio do que você oferece.

Por isso, todo e-mail marketing deve ter um “Call To Action” (CTA, ou chamada para ação), que deve ser inserido preferencialmente no fim da mensagem. Prefira a voz no imperativo e use estruturas como “compre agora” e “faça já seu registro”.

Design responsivo

90,6% das pessoas acessam seus e-mails via dispositivos móveis e, por isso, suas campanhas devem ter um design responsivo — com formato adaptável ao dispositivo de leitura. Nesse sentido, use ferramentas para disparo profissional como o Mail Chimp, que garantem a responsividade de suas mensagens.

Rodapé completo

Se você deseja começar a empreender agora, precisa entender que ninguém é obrigado a lembrar da sua loja sempre que recebem mensagens, certo? Portanto, no rodapé dos e-mails, lembre-se de incluir todos os dados sobre seu negócio, como endereço completo, telefone e até número de WhatsApp, se houver um.

Opção de opt-out

Outro item em um e-mail marketing que transmite seriedade e profissionalismo é a inclusão do “opt-out”. Trata-se daquele link, geralmente no final do e-mail, em que o destinatário pode se descadastrar da lista caso não queira mais receber suas mensagens.

O que evitar

Assim como a atenção à anatomia do e-mail é imprescindível, estes erros devem ser evitados!

Termos de spam

Grátis, desconto, promoção… Seria tentador enviar uma mensagem cujo assunto levasse uma dessas palavras, não é? Pois esse é um erro grave, já que os provedores de e-mail entendem que mensagens contendo esses termos no assunto são potenciais spam.

Assuntos longos

Evite o blablablá! Seja direto e específico nos comunicados, indo direto ao que interessa e despertando a atenção dos destinatários.

Termos técnicos

Deixe para mostrar seu conhecimento por meio de termos técnicos do varejo quando estiver com seus colegas de trabalho. Se o objetivo é vender, fale a língua de seu público! Comunique-se com simplicidade e procure saber o que as pessoas gostariam de ler.

Agora que você sabe construir o e-mail marketing perfeito, essa estratégia vai ser cada vez mais bem-sucedida e suas taxas de conversão vão aumentar.


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