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Dicas práticas de como usar os QR codes das redes sociais na sua estratégia

Dicas práticas de como usar os QR codes das redes sociais na sua estratégia

Você já deve saber, mas não custa lembrar: não existe mais separação entre o online e o offline. Estamos o tempo todo conectados e o mundo já é, e será cada vez, mais 'onlife'.

Isso significa, do ponto de vista das marcas, que a estratégia de marketing precisa englobar cada vez mais pontos da jornada do consumidor que deixou de ser linear.

Atualmente, um jeito simples de unificar suas estratégias do online com o offline são os QR codes. QR codes são um tipo de mobile tags que permitem armazenar diferentes tipos de dados — os mais usuais são links de sites (URLs) em códigos de barras bidimensionais (2D) que podem ser lidos por dispositivos móveis com câmera.

Ou seja, mobile tags podem funcionar, no mundo físico, como portões para o mundo online. Além disso, são fáceis de criar e podem ser aplicadas em praticamente qualquer tipo de superfície.

São tão simples e usuais que muitas vezes não percebemos seu potencial. Por isso hoje, decidi compartilhar algumas de minhas experiências (pessoais e profissionais) utilizando mobile tags oferecidas pelas próprias plataformas de redes sociais.

 

Linkedin

O Linkedin permite que você crie e compartilhe um código personalizado que direciona as pessoas para o seu perfil profissional na plataforma. Com ele, você pode levar o networking de eventos presenciais para o mundo online de uma maneira muito rápida e prática.

Minha dica é: utilize seu Linkedin Code como protetor de tela do seu celular em eventos presenciais (quando eles voltarem ao topo das paradas, é claro). Assim, a pessoa com quem deseja se conectar aponta a câmera para o seu aparelho e pode te adicionar a sua rede no LinkedIn sem que você sequer desbloqueie sua tela. Utilizei esta técnica no RD Summit de 2019 e deu super certo!

 

Pinterest

O Pinterest é uma rede social de apelo visual muito forte. Se você trabalha em segmentos como moda, decoração, design, fotografia e alimentos, com certeza tem muito a ganhar com os recursos da plataforma.

Um destes recursos são os Pincodes, QR Codes personalizados do Pinterest, utilizados para compartilhar suas inspirações na plataforma com o mundo real ou vice-versa. O Pincode pode ser configurado tanto para direcionar pessoas para o seu perfil profissional quanto a uma pasta específica.

Em uma de minhas experiências profissionais, trabalhei com Pincodes em peças expostas em feiras e eventos. Cada um destes códigos direcionava as pessoas para pastas no perfil da empresa nas quais colecionávamos fotos de ambientes reais utilizando os produtos. Dessa forma, inspirávamos o público com exemplos de como utilizar as peças. A ação foi bem-recebida pelo público-alvo, que era, em sua maioria, usuário assíduo da plataforma. Além disso, aumentamos a presença da marca neste canal e impactamos positivamente no volume de visitas ao site.

 

Instagram

O Instagram também disponibiliza um QR code só seu. Com ele você direciona pessoas para o seu perfil na plataforma a fim de conquistar novos seguidores e divulgar seus conteúdos.

Certa vez, trabalhei com o QR code do Instagram (que na época era chamado de tag de nome) impresso e exposto no balcão de uma cafeteria. Como o negócio era novo na cidade e queríamos divulgá-lo através das redes sociais, incentivávamos os clientes a postarem em seus perfis marcando o nosso e também entregávamos um bombom para cada um que se tornasse nosso seguidor. Para diminuir qualquer atrito nesse processo, a Tag estava lá impressa e bastava apontar a câmera do celular para ir direto ao nosso perfil nesta rede social.

 

Estes são apenas alguns exemplos simples de como utilizar as mobile tags. Atualmente, praticamente todas as redes sociais possuem esse recurso e você pode usar a criatividade para incluí-las em suas estratégias onlife.

 

Para saber o passo a passo de como criar cada um dos códigos que mencionei neste artigo, visite a Central de Ajuda do Linkedin, Pinterest e Instagram, ou deixe sua dúvida aqui nos comentários que ficarei feliz em ajudar!

 

 

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Foto da capa por Mitya Ivanov via Unsplash

Marketing na Era Digital
Micheli Beal Ribeiro
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Arquiteta e urbanista por formação, encontrei no marketing a minha paixão.

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