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Como melhorar a estratégia de e-mail marketing?

Como melhorar a estratégia de e-mail marketing?
Fabrício Alencar Pereira
ago. 24 - 11 min de leitura
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A base de emails úteis é um dos maiores ativos das empresas, pois reduz o custo da comunicação, é direta para quem já a conhece os produtos e serviços. Mantém quente o interesse do público no recebimento de estímulos de compra, ofertas e vantagens transacionais.


A carteira de clientes de uma empresa é tão forte quanto a qualidade desta base de dados e seu uso para comunicação, relacionamento e estímulo de vendas.


Alerta! Muitos pensam que o e-mail é aquele canal de comunicação de fácil utilização, mas quando não se sabe o que faz, qualquer coisa serve. #fujadospam e não queime seu domínio.

 

Desafios e soluções na campanha de e-mail

Antes de tudo, confira estes números. Conforme o site Statista a previsão para o ano de 2022 é o envio e recebimento de 333.2 bilhões de emails/dia.

Calcule comigo:

  • população da terra é 7.916.004.709 (Fonte: https://population.io/ em 04/07/2022);
  • Isso significa que em média cada pessoa do planeta recebe 42,09 e-mails/dia;

Agora imagine isso acontecendo sem nenhum controle, felizmente para os usuários existem regras de proteção contra SPAM e boas práticas de envio que estão diretamente atreladas à qualidade e confiabilidade do emissor. E quando ignoradas elas prejudicam a reputação digital de sua empresa nos bastidores.

Ah, quando falo em reputação não é apenas aquela mensagem de spam que você, como usuário recebe e pensa automaticamente, isso é lixo, essa empresa é um lixo, com uma logomarca estampada e toda luminosa no topo. É triste mas acontece muito.

 

7 análises para uma boa Campanha de e-mail

  • Confira os tópicos abaixo com informações muito importantes para aplicação nas estratégias de e-mail marketing:

 

1. E-mail é um dado perecível!

Você sabia que em média uma lista de e-mails diminui de 22 a 23% ao ano?

Sim, pelo desinteresse dos leads e clientes. Este número significa que o relacionamento esfriou por alguma razão e a marca deixou de ser relevante.

E claro, os e-mails pessoais até poderiam ser eternos, mas as pessoas não são, já os corporativos durarão enquanto o funcionário estiver na organização, muitos cadastros também são realizados em sites ou landing pages apenas para o acesso imediato a determinados materiais de topo de funil e logo depois o ocorre o cancelamento por parte do lead, entre outras situações.

As listas de e-mail tem vida útil, por isso de nada adianta aquele orgulho do diretor da empresa em falar “nós temos mais de 100 mil e-mails cadastrados”… bom, vamos adiante.


Como também não adianta nada enviar emails diários e ninguém abrir ou retornar ao seu site.


 

Veja esta situação:

Dentre as várias situações que já encontrei, uma das mais curiosas foi de um e-commerce com faturamento acima de R$ 150 mil/mês com a frequência de 3 envios semanais com ofertas para uma base de 45.000 usuários cadastrados e clientes.

Após análise encontramos o seguinte resultado nas campanhas de email: 1 venda direta via e-mail nos últimos 12 meses. Taxa de abertura média inferior a 2%.

A baixa qualidade técnica aplicada (conhecimento) sobre o tema, praticamente levou o domínio da marca direto para as caixas de spam dos leads e clientes cadastrados. No e-commerce engajado, a taxa de vendas via e-mail marketing deveria compor algo próximo aos 20% em média.
 

2. ISPs, Spam Traps, listas de terceiros e listas antigas

Antes de tudo, spam é toda mensagem não solicitada.

As barreiras de defesa nos provedores do ponto de vista dos usuários nos permite uma grande economia de tempo sem precisarmos ficar deletando todo aquele lixo recebido. Deixe o algoritmo fazer o trabalho sujo, depois você apenas esvazia a lixeira.

Vamos lá, ISPs é a sigla dos Provedores de serviços de Internet (inter)nacionais, os quais utilizam várias estratégias para evitar a prática do spam, tais como:

  • Spam Traps, o que é isso?
    Como o nome diz, são endereços de e-mail armadilhas utilizados pelos provedores como iscas para spammers. Podem ser e-mails criados especificamente para este fim ou resultantes do aproveitamento de contas inativadas nos provedores, de acordo suas políticas.
  • Como funciona? 
    Todo e-mail recebido nos spam traps é automaticamente classificado como spam. A partir daí a situação do domínio que enviou o e-mail começa a ir ladeira abaixo.

    Se a sua lista de envios tiver um spam trap nela, dependendo da classificação no provedor a entregabilidade dos e-mails será brutalmente comprometida, além de bloqueios de IP entre outras restrições
  • Não utilize listas de e-mails antigas ou compradas. Com a vigência da LGPD é hora de limpar a casa e adotar as melhores práticas.
  • Utilize ferramentas como Mail Tester (https://www.mail-tester.com/) para identificar o risco do seu e-mail ir para a caixa de spam. É bem simples, envie o e-mail marketing teste para endereço exibido e receba os insights para melhorá-lo.

 

3. Caixas de Promoção do Google, a "Nova Caixa de Spam"

Como nem tudo o que incomoda o usuário é Spam, os provedores também classificam e direcionam os e-mails de ofertas para a caixa de promoção. 

Alguns dizem que não, mas impacta a abertura dos e-mails já que o usuário necessita acessar a pasta promoções para visualizar as mensagens. Ou seja, uma tarefa a mais.

Confira alguns motivos da classificação:

  • Uso de palavras de vendas no corpo e assunto do e-mail;
  • Enviar e-mail somente com imagens sem texto. Isso é bizarramente amador e mais comum do que você imagina;
  • A classificação de seu site no momento do registro de domínio, se ele for indicado como shopping, pronto, será automático;
  • Links em excesso no e-mail. Lembre-se de que o e-mail faz parte da conversa e a objetividade pode te ajudar. Evite incluir muitos links.
  • Utilize contas de envio diferentes para cada objetivo. Não queime seu único e-mail de SAC para envio de todas as mensagens promocionais ou de massa. Cada conta possui uma autoridade junto ao público destinatário.

 

4. LGPD é proteção e transparência

A famosa lei geral de proteção aos dados, que em resumo proíbe as empresas sob pena multas pelo envio de comunicações sem a permissão. Também pode ser utilizada na falta de controle do destinatário sobre o que pode ser realizado com seus dados pessoais.

Veio para formalizar o compromisso e responsabilidade das empresas no controle e registro de aceite de sua política de privacidade, como também a proibição de repasse os dados coletados para uso de terceiros não ligados à empresa.

  • Utilize sempre formulários automatizados com double opt-in para uma melhor qualificação da lista de e-mails.
    Double opt-in é quando o usuário confirma uma solicitação anterior para o recebimento de algum conteúdo (ex.: newsletter) no site, landing page e recebe um e-mail perguntando se realmente quer confirmar o cadastro. Se sim, você clica no botão e pronto, vida que segue.

Como a LGPD trata da proteção de dados dos consumidores, é obrigatória a liberdade de arrependimento por parte do usuário, onde seja possível fazer o opt-out (descadastro da lista de envio) para sair da lista imediatamente quando solicitado.

Listas antigas ou compradas violam a LGPD. As empresas são obrigadas a indicar se existe autorização ou real interesse na comunicação para ambas as partes.
 

Entregabilidade de e-mail é tudo!

É a hora da verdade para as equipes de marketing quando se avalia a validação do investimento de tempo e recursos empregados na criação do e-mail, promoção e conteúdos. De nada adianta sua empresa possuir a melhor equipe de design, Devs., copywriters, analistas e não gerar resultados com e-mail.



No e-commerce um bom trabalho de e-mail marketing traz em média entre 15% a 20% do faturamento via uma base qualificada.


 

Se a sua base de e-mails está atualizada, seus leads estão rankeados, seu funil de comunicação está ativo, mas a taxa de abertura está muito baixa, aproveite para revisar os pontos abaixo:

  • Atração dos Títulos (headlines). Quem recebe seus e-mails não os abre?
  • Planejamento, buyer personas e régua de comunicação estão corretas?
  • Como está a entrega de valor para o seu público?
  • Operacional: Os e-mails estão atrativos, tem bom copy, imagens e a interface de leitura está boa (UX)?
  • Já testou o envio para diferentes provedores (Google, Yahoo, Hotmail…) e verificou se a mensagem está adequada para o mobile?
  • Base Tecnológica: desde a plataforma utilizada para envios até a velocidade de carregamento do site, integrações com CRM e muito mais;
  • Manutenção do relacionamento: você está conversando com alguém que se dispôs a receber suas mensagens?
  • Funil de vendas: está enviando os conteúdos adequados para os destinatários corretos? Topo, meio e fundo? Canais de aquisição diferentes podem demandar abordagens diferentes dependendo do seu ramo de negócio e perfil de público;
  • Automação: como está a processo da nutrição dos leads no funil?
    Seu inbound está adequado? Que tal aplicar um leadscoring que funcione, taguear os diferentes interesses da sua base. Personalize as mensagens, realize testes AB.
  • Double opt-in: utilize sempre para ter leads reais e interessados.

Se você é analista ou gestor de marketing é sua obrigação compreender os danos que uma estratégia de e-mail marketing mal aplicada pode trazer para a marca.


O principal motivo é a falta de conhecimento, portanto ajuste seu check-list e obtenha mais resultados.

 

Confira estas dicas:

De acordo com a Adobe:
  • 81% dos usuários verificam seus e-mails nos smartphones, 74% nos desktops/notebooks, 21% nos tablets e 2% via smartwatch.
  • Se a mensagem não for exibida corretamente para a leitura, em média levará 3 segundos para ser excluída.
De acordo com a Pinpointe
  • 74% dos usuários apagam a mensagem se ela não abrir dentro de 5 segundos (o que provavelmente acontecerá devido ao tamanho das fotos no e-mail).
  • 43% dos destinatários leem os e-mails sem acionar as imagens.
De acordo com a Hubspot
  • Utilizar a palavra “vídeo” no assunto do e-mail aumenta a taxa de abertura em 19% e o CTR em 65%.
  • 54% dos assinantes de e-mail preferem e-mails com vídeos.
De acordo com a AWeber:
  • Em média um e-mail marketing contém 434 palavras com o tempo de leitura de 3,3 minutos.

 

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Por

Fabrício Alencar Pereira
Head de Marketing na Marketing Ways. Consultoria Especialista em Estratégias de Marketing 360º, Branding, e-commerce e Comunicação Integrada para Growth. Conectando Clientes e Negócios.


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