Migrar uma loja física para o ambiente digital pode ser mais desafiador do que parece. O sucesso obtido off-line nem sempre se repete no on-line. Se por um lado muitas empresas abriram seus e-commerces durante a pandemia e viram as vendas decolarem, outras tantas sofrem com estoques parados.
Como, então, minimizar riscos de insucesso no processo?
Alguns dos questionamentos importantes a se fazer, antes de começar a aventura digital, são: alguém compra meu produto na internet, compra mais de uma vez, meu cliente é quem eu acho que é e se comporta como eu acho que se comporta na internet? Responder perguntas como essas é um bom norteador para prever se uma loja virtual pode ser sustentável a longo prazo.
Vale lembrar, também, que numa primeira etapa de testes e validação é normal e esperado que a empresa não obtenha grandes lucros; geralmente o investimento se iguala ao ganho. Por esse motivo, um objetivo tão importante quanto o de realizar uma venda é a retenção e fidelização do consumidor. Estratégias de comunicação e pós-venda bem executadas, alinhadas a uma cartela de produtos relacionados estruturada, pode fazer seu cliente comprar mais vezes. Somente a partir disso começam as chances do ciclo de lucro tão esperado pela empresa e o negócio pode caminhar para tomar dimensões maiores.
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