Vocês receberam esta semana uma notificação no Facebook para atualizar alguns dados? Leram todos os pormenores daquele contrato, antes de concordar e continuar?
Sua resposta pode até ter sido sim, mas a maioria esmagadora com certeza não leu e só foi clicando em avançar. Pra poder ficar por dentro do que está rolando em sua página!
Os nossos dados hoje são o novo capital e o Facebook capitaliza isso muitíssimo bem. E nós profissionais de Marketing fazemos a festa com isso!
A inteligência artificial é uma grande aliada na hora de direcionar cada anúncio para o público desejado, e ela utiliza os dados informados pelas plataformas de mídias sociais.
Aqui em nossa agência trabalhamos com mídia programática. Criamos uma campanha recentemente para uma concessionária da Ford, divulgando a Ranger. Criamos a persona, fizemos o anúncio e a publicação. Na plataforma de mídia Programática os robôs em nanosegundos compram as palavras chaves e encontram de maneira certeira os clientes interessados naquele assunto.
Um certo dia, ao final da tarde estava fazendo a moderação dos comentários desse anúncio e percebi um comentário curioso. Um homem marcou uma mulher na publicação, e a mesma respondeu: "Eles estão ouvindo nossa conversa kkkkk".
Decidi então entrar no perfil dessa moça para saber mais, vi que ela era casada com esse rapaz que a marcou na publicação. Logo entendi que provavelmente eles estavam conversando sobre comprar uma Ranger, devem etr pesquisado isso em algum lugar da web e, através da plataforma de mídia programática o anúncio acertou no alvo.
O que o Facebook tem a ver com isso? Tudo.
As pessoas deixam todos os seus dados cadastrados lá, deixam os seus rastros em todos os sites e aplicativos pesquisados, e utilizar isso como ferramenta de venda é o pulo do gato.
Eles ouvem o que a gente fala?
Sim, eles ouvem. Ou melhor, nós ouvimos. ;)