Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Entendendo as pessoas com a netnografia

Entendendo as pessoas com a netnografia
DENISE TERESINHA VIEIRA  MARQUES
mar. 30 - 2 min de leitura
000

“As percepções de uma pessoa sobre um produto, uma marca, uma organização, diz muito mais sobre esta pessoa do que o produto, a marca, a organização.” – Valeria Brandini

Tudo o que consumimos na internet diz muito sobre o que desejamos e os nossos interesses (online e off-line). E nunca foi tão difícil conhecer o consumidor, entender como pensa, seus desejos e necessidades!

É neste momento em que a netnografia pode ajudar e muito!

Na netnografia, - abordagem da antropologia e ferramenta poderosa de pesquisa de marketing -, o pesquisador participa ativamente da vida cotidiana de um grupo/comunidade, observa os ambientes na qual está inserido, as relações sociais, afetivas e culturais, as regras que fundamentam seus relacionamentos em sociedade, realiza entrevistas e identifica os pontos sensíveis.

É uma observação mais profunda e empática que permite compreender o comportamento, as necessidades, os significados por traz das percepções e escolhas, os gatilhos e motivadores. É possível identificar não apenas o que as pessoas querem dizer, mas acessar os discursos velados, interpretar e saber o que significam. O material etnográfico é essencialmente qualitativo e interpretativo, é um raio “x” do coração do cliente no ambiente web.

Quando a pesquisa netnografia tem fins mercadológicos, ela pode trazer insights poderosos para uma marca, tais com o conhecimento sobre o comportamento do consumidor nas redes sociais, preferências, melhores maneiras de se relacionar com o cliente na esfera digital, apoiando a tomada de decisão. Também pode ser um ótimo primeiro passo para ajudar na identificação do público-alvo.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você