Partindo do princípio de que entre o objeto e o que o observa haja uma lente. Esse agente pode interferir na realidade, alterando a forma e assim o que entendemos pelo objeto.
A etnografia digital traz para o ambiente digital a forma de entendimento da decodificação dos códigos de valores dentro de um grupo de acordo com seus hábitos e interesses. Sua cultura não pode deixar de ser considerada.
Não se trata de coleta de dados.
Não se trata de informações dissociadas.
Não é sobre mim. Mas sobre o outro, objeto da pesquisa.
No ambiente de negócios esse conteúdo colabora de forma direta no processo de tomada de decisão. E para que tenhamos decisões acertadas, a elaboração do trabalho etnográfico em ambiente digital precisa ocorrer entendendo o comportamento dessas pessoas em seu ambiente e contexto.
Ferramentas como o Google Analytics, UpMiner ou Tracksale nos entregam uma base de dados bem ampla, mas além de organizar estas informações em caixas específicas o time do empresário precisa ir a campo capturar informações complementares e validar o que se tem.
É aí que se separam os meninos dos homens e as meninas das mulheres.
Não é necessário entender muito como micro, pequenas e médias empresas no Brasil funcionam, basta pouco contato com o empresário e sua equipe para capturar o nível de profissionalização. Inclusive temos arraigado em nossa cultura que o trabalho enobrece, o estudo é necessário como meio de acesso ao Capital.
A clareza entre onde começa o Financeiro e começa o Contábil é inexistente em muitos casos. Marketing e RH existirem é complexo.
Não que isso não seja traduzido só em ignorância do empresariado, percebo também como uma vontade de caminhar com foco no resultado com a perícia seletiva de quem exige dos colaboradores entregas com base em uma estrutura muitas vezes inexistente.
Esse empresário quando define fazer um estudo etnográfico tende a preferir o meio digital, até por entender que hoje as ferramentas entregam resultados e por isso devem custar menos. Afinal na mente de alguns deles está tudo a um click e esse click deve beirar o gratuito.
Por outro lado, não posso deixar de considerar pessoas que ao entender a necessidade de importância de estudo e estratégia, levam isso para suas empresas ao empreender. E desta forma, mesmo encontrando o mesmo cenário do perfil antes citado age de forma diferente. Até mesmo sem uma estrutura organizacional completa e robusta.
Esse outro empresário vai entender como a etnografia vai lhe aproximar de seu mercado e principalmente do seu cliente. Sabe que ao entender a forma como quem frequenta sua loja toma decisão poderá maximizar as estratégias para criar e capturar oportunidades de vendas.
Sabe que o meio digital permite escala e realmente existem ferramentas que podem colaborar em seu processo, ao mesmo tempo que percebe que um profissional capacitado consegue extrair as informações certas e elaborar um material que de fato terá serventia.
Ele vai pagar pelo Valor ou pelo Preço? Alguns por um, outros por outro.
Mas calma, uma coisa de cada vez.
Mesmo tendo a consciência mais elevada o nível de resguardo à sobrevivência vai acompanhar outros fatores pessoais e culturais de forma similar ao que acontece na etnografia. Mas enquanto profissional da Educação por meio do Marketing e Vendas preciso estar constantemente com a mentalidade de abundância ativada. E assim crer e/ou colaborar com a elevação de consciência dos empresários que tocam negócios PME.
Instituições governamentais podem fazer um papel fundamental à medida que aproxima os players de mercado que tem como razão de existir. Afinal a demanda, um problema, deve ser uma oportunidade. A razão de novas empresas que façam Etnografia emergirem ajustadas às empresas PME.
Ah… O parágrafo acima contém uma possível oportunidade de negócio para você.
Entendo que a oportunidade existe e os profissionais da Etnografia Digital que se propuserem a resolver o problema da alta barreira de entrada existente hoje, por falta de conhecimento que gera baixa percepção de valor, irão ter acesso a um oceano turvo no início. Mas com potencial de estar azul após um trabalho bem feito.
A responsabilidade não é só do empresariado, memorize isso. E se discorda, o convido a refletir. Ofertantes, Demandantes e Órgãos Reguladores são responsáveis em algum grau pelo futuro dos negócios. E entender a Persona de maneira próxima e pouco fantasiosa só se reflete em produtos melhores e corretamente precificados. Empresas mais prósperas e profissionais mais reconhecidos e melhor remunerados.
Esse trabalho estratégico e imersivo entrega contexto e relevância para entendermos caminhos de contato com o público alvo e principalmente a nossa Persona.
E você, entende como viável a aplicação da Etnografia Digital em empresas categorizadas como PME?
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