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Exemplos de postagens: compreendendo parte do algoritmo no Instagram

Exemplos de postagens: compreendendo parte do algoritmo no Instagram

Os tempos mudaram e, inclusive, o Instagram mudou ao longo dos anos, principalmente em relação às métricas de vaidade. Antigamente, era possível ver a quantidade, em números, de curtidas na plataforma. Mas para combater o ego dos indivíduos, a rede social tomou providências em omitir esta informação. Graças aos Deuses!

A ilustração a seguir, é uma sátira dos 7 pecados capitais contemporâneos:

Qual a relação entre a Indústria 4.0 x Negócios × Espiritualidade?! E àquela roubada da métrica de vaidade?!

A linha tênue do pecado digital (responsabilidade socioambiental empresarial).

 

"Marca, branding, marketing, pessoas, comportamento..."

“identidade” (aquilo que a marca acha que é).

“imagem” (aquilo que se ouve dizer da marca).

“reputação” (a experiência que se tem com a marca).

Assim sendo, é muito significativo repensar sua estratégia! 

A aula desta semana foi a respeito do Instagram, conduzida por Rafael Terra, CEO da Fabulosa Ideia. Professor de MBAs. Palestrante e consultor de Marketing Digital e Humanização de Marcas.

Cada estratégia nas redes sociais, deve ter um objetivo claro. No Instagram, pode ser de Relacionamentos, Vendas ou Leads. Este artigo trará dicas importantes acerca do conhecimento compartilhado. Acho importante escrever a respeito, já que as informações são pluri e multis. Impossível do cérebro humano decorar. Servirá como um guia e norte das infinitas possibilidades estratégicas do Marketing no Instagram.

Se o objetivo for vendas, é necessário encarar o post como um mini e-commerce. Ou seja, quanto mais informação colocada, incluindo preços, número de whatsapp, dar para as pessoas todas as informações de compra. A área mais “nobre” é justamente o feed dos usuários, local onde aparecerá sua postagem, já que de maneira geral, as pessoas não têm o interesse de sair do seu perfil, para navegar perfis de outras marcas. É gerar trabalho aos potenciais clientes, perda de tempo e uma ótima oportunidade de perder leads. A real é que informação “picada” é um saco e transparência, é incrível!

Então, quais são os 4 pilares de uma estratégia de sucesso no Instagram? (Lembrando que estamos falando de  Relacionamentos, Vendas ou Leads):

  1. Atenção:

Quando abrimos o feed, deparamos com milhares de publicações e nem todas são interessantes. Qual publicação a nossa mente dará atenção? Quando tratamos de conteúdo para o marketing, remetemos à neurociência, ao copywriting, à leitura escaneada. 

O Instagram deve entregar conteúdo relevante e não, fazer chamadas para sair de lá e ir para outras plataformas, por exemplo. A postagem em si deve proporcionar um choque de informação ao leitor. Os dados são valiosos para chamar a atenção das pessoas. Um canal de aprendizagem também. O engajamento é muito maior, ao trazer à tona todas as informações no card (postagem). Isso tudo é fundamental para o algoritmo.

O Instagram não deve publicar apenas fotografias bonitas. A informação é muito mais atrativa! Podemos fazer uma analogia com jornais ou revistas. Ninguém compra ou assina, para visualizar publicidades, entende?

A linguagem em lista ou infografia, é bastante relevante para chamar nossa atenção. Como as postagens utilizadas por Rafael Kiso, que mostram dados e pesquisas relevantes para o conhecimento geral.

“O Instagram Shopping é um recurso que permite vender pelo próprio aplicativo. Para isso, o IG lançou uma nova aba no app com o ícone que imita uma “bolsinha”.

  • Nesse espaço aparecem posts com produtos marcados, tornando possível ver o preço e acessar o catálogo de produtos do perfil.

  • Dessa forma, não há mais a necessidade de vender somente pelo link da bio do perfil, por exemplo. Com o IG Shopping, fica mais fácil divulgar um produto, já que o caminho para isso foi encurtado.

  • O IG está lançando diversas integrações para se estabelecer no Social Commerce. O Shopping já funciona nos Stories, Reels, e este ano deve entrar nas Lives.

💰Ao que tudo indica, quando o Banco Central liberar o Facebook Pay no Brasil, o checkout nativo pelo Instagram deve começar a acontecer.

💬Você já usa esse recurso?

O que acha de comprar por dentro do Instagram?”

Conteúdo em Carrossel: Aquele mesmo post sequencial. É o modelo que mais gera investimento de tempo para ler o conteúdo que é longo. Desta forma, o algoritmo interpreta que se trata de um conteúdo relevante.


“#reflexoesMarthaGabriel >>> Entender as mídias mais utilizadas pelas pessoas significa entender o potencial dos canais de marketing para traçar as melhores estratégias. :point_down:🏻:point_down:🏻:point_down:🏻

  • Nesse sentido, uma pesquisa realizada pela Mobile Time e @opinionbox.pesquisas , aponta o WhatsApp como o aplicativo mais popular no Brasil — a base do estudo foi de 2.003 pessoas.
  • Os brasileiros abrem o WhatsApp mais do que qualquer outro app: 54% dos pesquisados afirmam que o abrem frequentemente, seguido pelo Instagram (14%) e Facebook (11%). 
  • Quando levado em consideração o tempo gasto em cada aplicativo, o WhatsApp continua na frente com 29%, seguido por Instagram (24%) e Facebook (20%).
  • O aplicativo também é citado como preferido para videochamadas (93%), seguido pelo Messenger (34%), Zoom (32%) e Google Meet/Hangouts (32%).
  • Em uma pesquisada separada realizada pela ESPM em Julho de 2020 para entender o impacto do uso de apps nos hábitos de consumo do usuário considerando as restrições introduzidas pelo distanciamento social, o WhatsApp também aparece como o mais usado durante a pandemia. 
  • Recentemente, agora no início de 2021, temos visto um forte movimento e migração de pessoas para o Telegram...

E voce? Quais são os seus aplicativos preferidos? Vamos comparar nos conhecemos aqui? 

Eu uso mais o Telegram, LinkedIn, Twitter e Instagram.”

2. Influência:

A indicação é a melhor opção que gera confiança. Principalmente, vindo de quem conhecemos. Não, necessariamente, um famoso. Mas parcerias que são do nosso núcleo de relacionamentos. De quem já é cliente, aquela pessoa “fidelizada” por conhecer com utilização de causa, além dos influenciadores digitais. Aqueles que divulgam sua marca. As excelentes parcerias vêm junto dos colaboradores, clientes (embaixadores) e mercado.

 

“WEBINÁRIO GRATUITO NESTA  QUARTA, às 19h, Eu, Rafael Terra e Martha Gabriel para falarmos sobre Instagram Marketing!

O tema é sobre "10 Formas de Aumentar Engajamento e Vender Mais no Instagram". Conteúdo 100% prático!

É TOTALMENTE GRATUITO. Não precisa inscrição, mas será apenas Ao Vivo no YouTube. O link está na minha bio @rkiso

 

3. Persuasão: a oferta tem que ser boa.

“Metamorphosis Tattoo

PROMOÇÃO TATTOO DE 4 MIL: fala meus amigos, estou para completar 100 K de admiradores do meu trabalho, e fico sem palavras para descrever o quanto fico feliz por saber que tem muitas e muitos por ai carregando minhas telas, cada um com suas molduras diferentes, cada um com a sua personalidade e com uma arte única para representá-las... Então resolvi fazer um sorteio que vai ser divulgado em live assim que completarmos o objetivo. É isso galera!  vamos marcar os amigos e participar pq assim a tattoo de 4K$ sai mais rápido. Valeeeu!”

 

4. Autoridade: é a repetição. Como cita Rafael Terra, reputação é repetição. Nós somos aquilo que repetimos. Criar conteúdo de forma criativa. O próprio Rafael Terra é autoridade quando se trata do Instagram. Inclusive, lançará um livro previsto para novembro de 2021.

“MEU PRIMEIRO LIVRO 

É com uma alegria profunda que anuncio a capa do meu primeiro livro. Ele já está finalizado e em breve será lançado pela @dvseditora⠀⠀

Este é um sonho antigo que adiei muito. Mas veio esta pandemia e pensei: "se não agora, quando?" Aliás, também tenho a honra de ter o prefácio assinado pela @marthagabriel , profissional e amiga que admiro tantoooo!!!!

Esta é uma etapa muito importante da minha vida, daquelas que sonho desde criança quando minha mãe me entregava papéis em branco e dizia para eu escrever uma história! Gratidão imensa por todos vocês que confiam no meu trabalho e me incentivam diarimamente!

Talvez neste ano, o lançamento não saia do jeito que sempre planejei numa livraria! Mas o importante é que ele nasceu e desejo muito que ele impacte muitos negócios e carreiras de forma positiva! Obrigado, obrigado”

 

Indicações de Livros: 

  • As Armas da Persuasão: Como Influenciar e Não Se Deixar Influenciar - por Robert Cialdini
  • Instagram Marketing: Como Criar Marcas Vencedoras Através da Rede Social Mais Importante do Mundo - por Rafael Terra

Exemplos de Postagens: 

Rafael Kiso (@rkiso) • Fotos e vídeos do Instagram

Rafael Terra DIGITAL TRENDS (@terradorafael) • Fotos e vídeos do Instagram

Martha Gabriel (@marthagabriel) • Fotos e vídeos do Instagram

Rapha Lopes • Tatuador 🤖 (@raphafons) • Fotos e vídeos do Instagram

Marketing na Era Digital (@mktnaeradigital) • Fotos e vídeos do Instagram

Marketing na Era Digital
Patrícia Rônel - PR.RP
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Relações Públicas. "Humanizo relacionamentos, ações de comunicação e marketing estratégico, orientado a dados - entre marcas, pessoas e cenários (outbound/inbound) - com o auxílio da tecnologia, cultura de inovação e transformação digital".

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