Viver em um mundo conectado pode trazer grandes vantagens para a sociedade: temos a grande oportunidade de compartilhar conhecimento e conteúdos de forma muito mais orgânica e organizada, potencializando o poder de distribuição destes conhecimentos.
Uma das formas de se viver essa Inteligência Coletiva (nos conceitos de Pierre Lévy, que já trazia a relevância deste conceito de geração de valor na comunidade global na década de 1990) é através da formação das Comunidades Digitais. Elas têm o poder de ampliar a cadeia do conhecimento expandindo as barreiras de marcas, grupos, cursos e associações.
Uma comunidade pode ser formada a partir de um objetivo inicialmente individual (de uma associação de classe, por exemplo), mas os conteúdos lá produzidos podem chegar a interessados no assunto que não fazem parte da comunidade, através do compartilhamento dos textos, da indicação de colegas, de uma busca sobre o assunto no Google, por exemplo. As possibilidades são muitas, e assim o conhecimento é compartilhado de forma mais democrática.
Compartilhar conteúdos com membros e leitores que têm interesses similares aos seus podem deixar o diálogo mais produtivo e relevante, sendo que a relevância do conteúdo deve ser o foco da comunidade.
Participar de uma comunidade lhe dá a oportunidade de aumentar a visibilidade de seus conteúdos, ganhar feedback de seus pares e encontrar pessoas com objetivos similares aos seus, cujas interações podem gerar trocas valiosíssimas.
É importante também destacar o papel do "Gerente da Comunidade" nesses grupos, pois é ele o responsável por engajar os membros a participarem e moderar seus conteúdos. Os conteúdos aprovados para serem publicados nas comunidades precisam refletir os valores da mesma e serem relevantes para o grupo, por isso é essencial que um gerente faça a moderação dos conteúdos.
Encontre o propósito de sua comunidade e crie a sua! Com membros engajados e focados em produzir conteúdo relevante, o conhecimento pode chegar a lugares imprevisíveis!